Suzano promove Dia D contra a tuberculose nesta sexta-feira
Foto: Secop

Suzano promove Dia D contra a tuberculose nesta sexta-feira

Busca de sintomáticos respiratórios será realizada no Parque Maria Helena, Jardim Ikeda, Jardim Brasil e Vila Fátima; outras atividades ocorrem ao longo do mês

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma campanha de intensificação para busca ativa dos casos de tuberculose durante a segunda quinzena de setembro, dentro e fora das unidades da Atenção Básica. O Dia D desta ação ocorrerá nesta sexta-feira (22/09), quando serão realizadas atividades no Parque Maria Helena, no Jardim Ikeda, no Jardim Brasil e na Vila Fátima. Nessas localidades, os munícipes passarão por avaliação para verificação de sintomas e eventual necessidade de realização de exame para confirmação da doença.

Na data citada, as equipes de Saúde estarão na feira livre do Parque Maria Helena, localizada na rua Benedito Faria Marques Filho, entre 9 e 11 horas. A mesma atividade ocorrerá nas ruas do bairro Vila Fátima, durante todo o dia. A partir das 8 horas, será promovida a busca ativa junto aos pacientes que estiverem na Unidade de Saúde da Família (USF) Marcelino Maria Rodrigues, no Jardim Brasil; e a partir das 14 horas, será desenvolvida a ação junto aos usuários da USF Maria José Lima Souza, no Jardim Ikeda.

Em todas essas localidades, haverá distribuição de informativos com orientações sobre a tuberculose, assim como será disponibilizado o exame de escarro, caso os munícipes abordados manifestem o quadro clínico de tosse seca ou expectoração por mais de três semanas; falta de apetite, perda de peso; cansaço; dor no peito; e febre no fim do dia, acompanhada de suores noturnos.

A campanha

O Dia D é uma das atividades da 2ª fase da Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose no município de Suzano, que ocorre entre 15 e 29 de setembro, após o cumprimento da primeira etapa no mês de março, onde também foi realizada a busca ativa de sintomáticos nos postos de saúde da rede municipal. As ações estão em consonância com o Programa Estadual de Combate à Tuberculose e com o Ministério da Saúde.

Na última semana de setembro, o trabalho ainda será desenvolvido nos estabelecimentos comerciais da avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena, no dia 27 (quarta-feira), a partir das 11 horas. Em 28 de setembro (quinta-feira), às 10 horas, haverá palestra sobre o tema na USF Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim; e na USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José. Em outros postos de saúde também vêm ocorrendo essas orientações desde a última sexta-feira (15/09). As ações se estendem para algumas clínicas de bairros, onde, por exemplo, são atendidos dependentes químicos, que são mais suscetíveis à doença.

Importância

O médico pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria falou sobre a relevância da campanha. “A busca ativa de sintomático respiratório é uma ação que contribui para a detecção dos casos de tuberculose e encaminhamento para tratamento de forma mais ágil. A tuberculose acomete os pulmões, porém pode afetar vários outros órgãos e tecidos, como a pleura (membrana que reveste os pulmões), os gânglios linfáticos, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges (membranas que envolvem o cérebro). Assim, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado aumentam as taxas de cura da doença, diminuindo a cadeia de transmissão”, destacou o médico.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, afirmou que a iniciativa reforça o trabalho de prevenção que a pasta vem desenvolvendo para proteger a saúde das pessoas. “A campanha de intensificação para a busca ativa dos casos de tuberculose se soma a outras iniciativas que estão sendo implementadas, dentro e fora das unidades de saúde, de forma a garantir as orientações e a assistência que se fazem necessárias. Com este tipo de trabalho, conseguimos nos aproximar de um número maior de munícipes e preservamos a saúde de nossa população”, garantiu o chefe da pasta.

Com Informações: Secop

Fechar Menu