DAEE inicia obras de desassoreamento no Rio Tietê em Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano
Foto: Divulgação

DAEE inicia obras de desassoreamento no Rio Tietê em Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) inicia, nesta segunda-feira (18), as obras de desassoreamento no Rio Tietê, em trecho que passa pelos municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.

Com investimento de R$ 132 milhões, os serviços serão realizados em 44,2 quilômetros do Rio Tietê, ao longo dos próximos 30 meses. As obras fazem parte do Programa IntegraTietê, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

De acordo com o DAEE, a ação visa promover a desobstrução de cursos d’água e melhorar as condições ambientais ao longo dessas áreas específicas e está dividida em três trechos para otimizar a eficácia das operações de remoção de sedimentos e vegetação aquática em diferentes áreas.

O primeiro trecho, que abrange 16 quilômetros entre a foz do Córrego Três Pontes e a divisa dos municípios de Itaquaquecetuba e Poá, visa retirar aproximadamente 353 mil m³ de sedimentos e 11,5 toneladas de vegetação aquática.

Já um segundo trecho, com 14,9 quilômetros, estende-se da divisa de Itaquaquecetuba e Poá até o Ribeirão Taiaçupeba-Mirim, em Suzano, com a remoção prevista de cerca de 315 mil m³ de sedimentos e 7,2 toneladas de vegetação aquática.

Por fim, o último trecho, de 13,3 quilômetros, vai da foz do Ribeirão Taiaçupeba-Mirim, em Suzano, ao Córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes, com a remoção planejada de aproximadamente 282 mil m³ de sedimentos.

Com Informações: Notícias de Mogi

Fechar Menu