Guarda Municipal resgata animais silvestres e impede corte de árvores em Suzano
Foto: Divulgação Secop

Guarda Municipal resgata animais silvestres e impede corte de árvores em Suzano

Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) vem atuando em Suzano, onde a população tem denunciado irregularidades com frequência.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano promoveu o resgate de três animais silvestres e impediu o corte ilegal de árvores entre a quarta e sexta-feira da semana passada (08 e 10/11), em bairros distintos da cidade.

As ações foram conduzidas pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e efetuadas mediante acionamento por parte da população.

No primeiro caso, os agentes receberam informação de que uma cobra falsa-coral foi encontrada em uma casa da rua Albertino de Castro, no bairro Jardim Suzanópolis. Após analisar o réptil, que foi colocado em um pote de plástico pelo dono da casa, e constatar que não era uma espécie peçonhenta, o animal foi retirado da propriedade e solto na natureza.

Um dia depois, na quinta-feira (9), na rua João Batista de Oliveira, no Jardim Casa Branca, outro morador acionou a GCM em razão do aparecimento de um lagarto teiú em sua casa.

O proprietário do imóvel informou que o animal surgiu há dois dias, mas sempre que tentava capturá-lo, ele conseguia escapar. 

Após algumas tentativas, o GPA teve êxito e conseguiu pegar o réptil. Após avaliação, foi constatado que ele não tinha ferimentos e foi levado para seu habitat.

Já na sexta-feira (10), durante o período da manhã, o GPA recebeu denúncia que se tratava sobre cortes de árvores na estrada da Santa Mônica, no Parque Santa Rosa. 
Ao chegarem ao local, próximo das 9h10, os agentes encontraram dois homens realizando o corte isolado de um eucalipto com uma motosserra. 

Ao serem questionados se teriam autorização para realizar o procedimento e utilizar a motosserra, ambos apresentaram a licença apenas do equipamento, que estava regular, mas não mostraram a autorização para suprimir as árvores em área urbana. 
O proprietário foi notificado e teve as atividades suspensas no local até apresentarem as documentações necessárias à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Por fim, na sexta-feira, o GPA promoveu o resgate de um tucano no bairro Rio Abaixo, em uma casa da rua Alagoas, que estava em um caixa de papelão com furos feitos pela moradora que acionou a GCM.

Todavia, o pássaro apresentava estar com dificuldade de se manter erguido e foi encaminhado para uma clínica veterinária no Parque Santa Rosa para avaliação.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou o cuidado com que os agentes manusearam os animais. “Foram diversas solicitações e os nossos agentes demonstraram muito carinho quando foram recolher os répteis e a ave. O foco na preservação da vida selvagem é uma preocupação nossa também, assim como das árvores em nossa cidade, por isso contamos com a ajuda dos suzanenses para continuar realizando este trabalho”, definiu o chefe de pasta.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu