TCE aponta falta de medicamentos em 8 unidades de saúde da região

Fiscalização surpresa identificou o problemas em Arujá, Itaquá, Mogi, Suzano e Santa Isabel

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) fiscalizou 11 unidades de saúde da região no último dia 30 e constatou a falta de alguns medicamentos em oito delas. Os postos estão localizados em Itaquaquecetuba (3), Arujá (1), Mogi das Cruzes (1), Suzano (2) e Santa Isabel (1).

A ação coordenada desenvolvida pelo órgão promoveu a fiscalização surpresa, de forma concomitante, em 443 unidades de Saúde localizadas em 237 municípios paulistas, sendo seis deles do Alto Tietê. No total foram vistoriadas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas no interior, litoral e na região metropolitana.

O objetivo da fiscalização foi verificar as condições estruturais nas unidades: obras incompletas, faixa de cobertura populacional, instalações e equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, exames, métodos contraceptivos e vacinas.

O relatório completo com o resultado das vistorias será divulgado até o final da semana, mas dados preliminares encaminhados pelo TCE apontaram falta de remédios em três ESFs de Itaquá (Jardim Josely, Jardim Nicea Louzada e Parque Piratininga). Questionada sobre o problema, a Prefeitura informou que não recebeu, até o momento, qualquer notificação relacionado ao assunto e que “não foi registrada falta de medicamentos nas unidades de saúde do município, apenas os que estão em falta em larga escala a nível estadual em decorrência de problemas com a matéria-prima para a produção dos mesmos”, sendo que essa situação não é exclusiva do município e sim de todo o Estado.

Suzano

Em Suzano, das três USFs visitadas, sendo elas a do Jardim Europa, Jardim Revista (Maria Inês Pinto) e Vila Amorim (Vereador Marsal Lopes Rosa), somente a primeira não apresentou falta de alguns medicamentos.

A Secretaria de Saúde da cidade explicou que na USF Vereador Marsal Lopes Rosa havia dois medicamentos em falta que já foram recebidos pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) na semana passada. Trata-se do Sinvastatina 20 mg e do Levonorgestrel 0,15mg etinilestradiol 0,03mg (Ciclo 21).

Já na USF Maria Inês Pinto dos Santos os três itens faltantes apontados pelo TCE acabaram de ser recebidos pelo CAF, dois na última semana e um nesta segunda-feira (03/04). “São eles: Sinvastatina 20mg, Isoflavona de soja 150 mg e Propiltiouracil 100mg. Outros três medicamentos, Metildopa 250mg, Estriol 1mg/g-creme vaginal 50g e Carbonato de cálcio 1250mg Vit D 400ui, estão com entrega atrasada pelos fornecedores. A pasta aguarda a normalização para breve, sendo que a entrega de dois deles (Estriol e Carbonato de cálcio) já está prevista para este mês”, destacou a pasta, em nota.

Mogi

Em Mogi, o problema foi registrado na ESF da Vila Margarida, que foi fiscalizada juntamente com as unidades da Chácara Guanabara e Chácara Alvorada. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está acompanhando o trabalho do TCE e, até o momento, não recebeu nenhum apontamento sobre falta de medicamentos. “Ocorre que, em todo o país existe o desabastecimento do item Amoxicilina (Amoxicilina 250mg/5ml e Amoxicilina 500mg) sem previsão de normalização, pois o fabricante alega falta da matéria-prima”, explicou, em nota. A pasta destacou ainda que dispõe de outros antimicrobianos que podem ser utilizados, como Ampicilina, Benzilpenicilina, Cefalexina e Sulfametoxazol Trimetoprima.

Já em Santa Isabel, na ESF da Vila Nova foram encontrados problemas estruturais, além do não oferecimento de alguns remédios. Também sem alguns medicamentos, a UBS do Mirante, em Arujá, foi apontada no relatório do TCE juntamente com as demais cidade.

Questionadas, as Prefeituras de Arujá e Santa Isabel devem se manifestar hoje sobre o motivo da falta de remédios, quais são as medicações em falta e quando a situação será normalizada.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu