Tarcísio regulamenta distribuição de remédios de cannabis no SUS de SP
Imagem: Luana Franzão / Jornal da USP

Tarcísio regulamenta distribuição de remédios de cannabis no SUS de SP

Onze meses após sanção da lei de distribuição de canabidiol, Tarcísio publica regras do programa no sistema público de saúde em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou nesta terça-feira (26/12), no Diário Oficial do Estado, a regulamentação da lei aprovada em 31 de janeiro que prevê a distribuição de medicamentos à base de canabidiol, produto derivado da planta da maconha, na rede de saúde pública de São Paulo.

Os medicamentos à base de canabidiol são recomendados para uma ampla gama de tratamentos médicos, de epilepsia à transtornos de ansiedade. A regulamentação prevê que os pedidos de medicamento, feitos por paciente ou seu representante legal, terão de ser avaliados pela Secretaria Estadual da Saúde antes de o produto ser entregue.

Se o pedido for aceito, os remédios serão distribuídos nas Farmácias de Medicamento Especializado. No momento da retirada, além do pedido contendo informações como nome do paciente e do produto, tempo de utilização e quantidade, será exigida a assinatura de um termo de esclarecimento e responsabilidade.

A regulamentação determina ainda que a entrega do medicamento se dará pelo período de seis meses. Após esse prazo, será exigida a renovação da documentação, com novo pedido médico.

Além disso, ficou definido que, caso a distribuição de medicamentos à base de canabidiol para fins medicinais passe a ser incorporada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em esfera nacional, o programa paulista será interrompido e São Paulo passará a operar pelas regras do governo federal.

Com Informações: Metrópoles

Fechar Menu