Suzano promove mutirão de exame de papanicolau durante o Março Lilás

Atendimentos a livre demanda garantirão acesso das mulheres suzanenses ao processo que pode detectar doenças e ferimentos uterinos

A Secretaria de Saúde de Suzano está preparando um mutirão para realização de exames papanicolau como parte da campanha “Março Lilás”, em referência ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira (08/03). Com ações de orientação e conscientização em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), a pasta visa a intensificar os atendimentos a uma das demandas de maior volume do setor.

Na ocasião, a secretaria realizará os exames das 9 às 15 horas, com avaliações sendo conduzidas de forma humanizada para garantir tratamentos e encaminhamentos necessários. Desta forma, elas serão instruídas de forma eficaz a manter os cuidados adequados no seu dia a dia. Os atendimentos se estendem para o restante do mês nos horários regulares de funcionamento dos postos.

O exame em questão é um dos mais procurados em razão de seus benefícios, como a identificação de lesões e doenças, em especial o câncer. O procedimento é indolor à paciente, consistindo na coleta reservada de células do colo uterino para análise laboratorial. A identificação ou não de anomalias é divulgada dias depois.

A diretora de Atenção à Saúde de Suzano, Flávia Verdugo, orienta as mulheres para que tenham cuidado para garantir o resultado adequado nos exames. “Uso de medicamentos vaginais, relações sexuais nas 48 horas anteriores ao procedimento ou em caso de consulta antes do quinto dia após a menstruação são condições que podem alterar o resultado da análise. Pedimos atenção a estas questões, pois, mesmo sendo a livre demanda, queremos garantir que a saúde feminina esteja em primeiro lugar”, ressalta.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, detalha que a ação foi pensada para garantir o acesso de mais pessoas a um exame importante. “Esta é uma demanda de alta procura no município, então estamos preparando este mutirão mensal com uma intensificação especial no dia 8 para acolher o maior número de mulheres, diminuindo a fila de espera no processo”, pontuou.

Já a primeira-dama e idealizadora da campanha “Março Lilás”, Larissa Ashiuchi, pontua que a administração municipal mantém um esforço constante para garantir o acesso das suzanenses ao serviço. “Durante este mês, ressaltamos a importância da força feminina e do cuidado por meio de uma série de ações em vários setores. Na Saúde foi organizada essa ação muito importante que garantirá uma maior democratização a este exame. Em nome do meu marido, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, agradeço o secretário Pedro Ishi e toda a equipe por abrir essa possibilidade às mulheres da nossa cidade”, comentou.

Com Informações: Secop

Fechar Menu