Seu CPF está sendo usado em uma linha de celular pré-paga? Veja como descobrir
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Seu CPF está sendo usado em uma linha de celular pré-paga? Veja como descobrir

Empresas de telecomunicações criaram um site para que o consumidor verifique se tem linhas pré-pagas

Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas de golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seu nome sem o seu consentimento.

Golpistas estão usando números de CPF encontrados online para adquirir o produto no nome de outras pessoas.

Para que o consumidor possa verificar se tem linhas pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma cadastropre.com.br. Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. A iniciativa conta com o apoio da Anatel.

Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento.

Como consultar?

Acesse o site da plataforma cadastropre.com.br.
Na tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em consultar.

Caso haja alguma linha pré-paga ativa em alguma prestadora no CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras.

Se a pessoa não tiver linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.

Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento à respectiva operadora.

Contatos das operadoras


Algar: 1055
Claro: 1052
Sercomtel: 1051
Tim: 1056
Vivo: 1058

Projeto Cadastro Pré-Pago


Desde novembro de 2021, o projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para a ativação de linhas móveis pré-pagas.

Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda outros mecanismos para a ativação do chip, via aplicativos ou site.

Com Informações: R7

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