Inaugurada primeira Farmácia Solidária do Alto Tietê em Suzano

A primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê foi inaugurada nesta segunda-feira (24) no Unipiaget Suzano.

A iniciativa é respaldada na Lei Municipal Nº 5379/2022, de 20 de setembro de 2022, proposta pelo vereador Jaime Siunte. Inicialmente a farmácia ficará aberta às quartas-feiras, das 13 às 17 horas. O Unipiaget fica na avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador.

A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Universitário e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do secretário de Saúde, Pedro Ishi; do vereador Jaime Siunte; do reitor do Unipiaget, Marcus Rodrigues; da diretora no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Danyelle Marini; do coordenador do curso de Farmácia e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Guilherme Matsutani e de outras autoridades.

A partir desta quarta-feira (26), o espaço no Campus do Unipiaget estará aberto para a doação de medicamentos e orientação farmacêutica. As doações também podem ser feitas em um dos 12 postos de coleta disponíveis pela Prefeitura de Suzano (Unidades Básicas de Saúde). Podem ser doados medicamentos já abertos ou fechados: cartelas, frascos, sachês, pomadas, etc. Tudo que será analisado pela equipe da instituição.

“Todos os docentes e alunos do curso de Farmácia estão envolvidos desde o início do processo. Quando o espaço começar a funcionar, eles farão a triagem, armazenamento, organização e dispensação dos produtos. É importante frisar que o estoque será mantido em local adequado e climatizado, garantindo assim a qualidade dos medicamentos. Tudo está devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária do município e pelo Conselho Regional de Farmácia”, explicou coordenador da iniciativa, o professor do curso e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Guilherme Matsutani.

Quem pode retirar

Para a retirada de medicamentos, a pessoa precisa apresentar um documento de identificação original e o receituário médico atualizado. “Chegando aqui, os alunos de farmácia, supervisionados pelos professores, irão prestar o serviço de atenção farmacêutica, que consiste em orientação sobre o uso dos medicamentos, aferição de pressão, glicemia e índice de massa corpórea, além da orientação sobre a interação medicamentosa com outros medicamentos que poderá estar fazendo uso”, destacou.

Se o medicamento estiver disponível será doado.

Autoridades

No evento, o vereador Jaime Siunte fez uso da palavra. “Reunimos tudo, meio ambiente e saúde. Vou usar uma frase que o prefeito fala sempre: sem parceria, não chegamos a lugar nenhum. Esse projeto é da sociedade”, ressaltou. Já o secretário da Saúde, Pedro Ishi, destacou a parceria entre o poder público e o Unipiaget. “Obrigado a todos os alunos que vão participar. Que vocês possam ser pioneiros com um atendimento excepcional”, declarou.

De acordo com o prefeito, a farmácia vai fazer a diferença na vida das pessoas. “Este projeto vai ajudar o meio ambiente e as pessoas, que terão a oportunidade de conseguir um remédio. E o mais importante é o espírito solidário. Aqui vai ter uma explosão positiva de solidariedade”, sinalizou.

Matsutani disse que está muito feliz com a consolidação do projeto, porque sempre quis realizar este sonho. “Além da parte técnica, vamos ajudar pessoas. Agradeço por todos engajados nesta causa. Quando pessoas competentes e com boa vontade se juntam, as coisas acontecem”, finalizou.

O reitor Marcus Rodrigues destacou que hoje é um momento de agradecimento. A instituição, o poder público e o privado se uniram para concretizar este projeto. “Além da nossa obrigação de formar excelentes profissionais, também é nosso dever contribuir com projetos que ajudem a sociedade e o meio ambiente”, finalizou.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu