Falta dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos na região
Foto: Weber Sian/ACidade ON

Falta dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos na região

Aplicação da terceira dose foi liberada pelo Ministério Público, mas somente Suzano ainda tem vacinas

A aplicação da dose de reforço contra o novo coronavírus (Covid-19) para crianças de 5 a 11 anos, liberada no início do ano pelo Ministério da Saúde, está sendo realizada apenas em Suzano. Em Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos as vacinas estão em falta e as prefeituras aguardam o envio do imunizante por parte dos governos do Estado e federal.

De acordo com a Prefeitura de Suzano, o município ainda conta com doses pediátricas para uso, sendo “que o atendimento à demanda do referido público ocorre conforme a procura e as doses disponíveis”. No momento, a cidade “aguarda o envio de novos lotes da vacina, ainda sem previsão de entrega por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, conforme explicou, em nota.

Em Mogi, as doses já terminaram. Segundo a prefeitura, no momento não há estoque da Pfizer Pediátrica e da Pfizer Baby, indicada para crianças com idade de 6 meses até 2 anos e 11 meses, e a cidade também aguarda o envio de mais vacinas.

Ferraz, por sua vez, destacou que o Ministério da Saúde liberou a aplicação da terceira dose, mas que no momento as crianças não encontraram o atendimento nos postos por falta da mesma, que já foi solicitada pela Vigilância Epidemiológica.

Com pedidos semanais de envio, Itaquá também não está atendendo o público de 5 a 11 anos, já que aguarda o abastecimento das vacinas por meio do governo do Estado, assim como a cidade de Poá que, como os demais municípios, segue sem fazer a imunização desse público.

Sem previsão

Questionada pela reportagem do Mogi News/Dat sobre a previsão de abastecimentos dos postos do Alto Tietê, a Secretaria de Estado da Saúde informou que “assim que recebe as doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, de imediato, as repassa aos municípios para que possam realizar a imunização da população”.

A Pasta destacou ainda que aguarda envio de imunizantes para ampliar a vacinação de reforço para crianças entre 5 e 11 anos, sendo que não há previsão de envio de novas doses ao Estado e que segue cobrando o governo federal para atender toda a população elegível.

Pfizer Baby

A vacina Pfizer Baby, aplicada em bebês a partir de 6 meses a 2 anos, segue limitada as crianças com comorbidades nas cidades de Suzano, Poá e Ferraz em função da quantidade insuficiente de doses.

Em Suzano, o atendimento segue de maneira estratégica nas três unidades de referência para este acolhimento, sendo elas o CS II (avenida Paulo Portela, 205, centro, e as UBSs do Jardim Dona Benta (rua Presbítero Benedito de Oliveira, 35) e Recanto Feliz (rua Crispim Adelino Cardoso, 137).

Em Itaquá, única cidade onde o atendimento foi ampliado, a aplicação em todas crianças 6 meses a 2 anos sem comorbidades começou nesta semana. Já em Mogi, a aplicação da Pfizer Baby está suspensa por volta de doses até o momento.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu