Contra ataques a escolas, governo reforçará monitoramento da deep web
Foto: Irineu Jr/Secop

Contra ataques a escolas, governo reforçará monitoramento da deep web

Lula instalou nesta quinta um grupo de trabalho interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

Após o ataque a uma creche em Blumenau, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalou um grupo de trabalho interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. A primeira reunião do colegiado aconteceu na manhã desta quinta-feira (6/4).

Comandado pelo ministro Camilo Santana, o grupo deve focar no reforço ao monitoramento da deep web, a chamada “internet profunda”.

O ministro da Educação ressaltou que, além das medidas mais urgentes adotadas pelo governo, o combate ao estímulo à violência na internet também será alvo do debate do GT.

“Discutimos hoje um tema que é seríssimo e que precisa ser enfrentado fortemente, com ações mais urgentes, que é um trabalho de inteligência nas redes sociais, principalmente na chamada ‘deep web’, essas redes que estimulam a violência, o armamento”.

Para Santana, a regulamentação das redes também se faz necessário: “É preciso discutir uma regulamentação das plataformas digitais hoje no Brasil, este é um debate que nós precisamos fazer”, defendeu.

O governo também pretende criar um disque-denúncia específico para casos de violência nas escolas.

Estiveram no encontro desta quinta, além de Santana, os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; dos Esportes, Ana Moser; e da Saúde, Nísia Trindade.

“A reunião de hoje foi para indicações das equipes ministeriais, definição de reuniões e fechamento de um calendário. Nós temos projetos e este tema, de violência nas escolas, já era discutido, ainda mais depois do episódio de ontem em Blumenau”, disse o ministro da Educação.

Integram o GT os ministérios da Educação, Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos, da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura, e do Esporte, além da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Com Informações: Metrópoles

Fechar Menu