Chuva forte e vento causam estragos em três cidades da região
Foto: Divulgação PMMC

Chuva forte e vento causam estragos em três cidades da região

Município registraram deslizamentos, desmoronamentos, quedas de árvores e alagamentos

A chuva forte e o vento que atingiram a região no feriado de 12 de outubro causaram estragos em Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Santa Isabel. Conforme informações divulgadas pela Defesa Civil dos municípios, foram registrados deslizamentos, desmoronamentos, quedas de árvores e alagamentos. Ferraz de Vasconcelos e Suzano também registraram ocorrências, mas menor gravidade. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que recebeu a notificação de deslizamento no Botujuru no início da noite de ontem (12/10) e prontamente encaminhou as equipes técnicas para isolar a área. Técnicos da Defesa Civil e das Secretarias de Infraestrutura Urbana e Mobilidade avaliaram a situação e realizam estudos para a melhor solução para os moradores do entorno. Após análise, a administração municipal informou que serão feitos “o retaludamento da área e a recomposição da pista”. A intervenção deve acontecer já neste final de semana, assim que as condições climáticas estiverem estáveis. A Defesa Civil segue monitorando o local. O telefone para emergência é o 199.

No bairro Jardim Esperança, também em Mogi, a câmera de monitoramento de uma residência registrou a queda de galhos em uma calçada segundos após a travessia de um pedestre, na última quarta-feira (11). Com as constantes chuvas, um morador do bairro procurou por ajuda da EDP, concessionária de energia elétrica que atende o Alto Tietê, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Mogi para que seja feito o corte na árvore, relatando que a queda dos galhos pode trazer perigo para a vizinhança.

Em nota, a Prefeitura de Mogi salientou que o morador já recebeu autorização para o corte da árvore, no entanto a área é particular e o proprietário é o responsável pela poda, devendo acionar a EDP para interrupção de energia no local durante o serviço. Já a EDP informou, que será realizada inspeção técnica no local até o início da próxima semana para avaliar a necessidade de desligamento da rede elétrica para a execução do serviço de poda pelo órgão competente.

Itaquá

Em Itaquá, a Defesa Civil registrou um deslizamento de terra no bairro Louzada, com uma residência interditada. A cidade também registrou ruas alagadas nos bairros Vila Japão, Vila Maria Augusta, Vila Sônia e Tipoia. A prefeitua afirmou que equipes do órgão estão monitorando todas as áreas.

Em Suzano, a Defesa Civil informou que a única ocorrência registrada oficialmente em razão das chuvas da de ontem foi a queda de uma árvore na Estrada do Yamane na região do bairro Vila Barros. O tronco já foi cortado pelas equipes e foi retirado da via.

Em Ferraz, a Prefeitura informou que não houve ocorrências e nem alagamentos, apenas o adiamento do show da cantora Simone Mendes na Festa da Uva que acontece na cidade nesta semana. 

Sabesp

Já em Santa Isabel, a Sabesp está trabalhando no reparo da adutora do booster Samu. A tubulação foi danificada pelo desmoronamento da margem do ribeirão Araraquara, após as fortes chuvas que atingiram o município ontem.

De acordo com autarquia, equipes atuam no local desde a madrugada para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. Até a conclusão dos serviços, os bairros Varadouro, Vila Nova, Monte Serrat, Cruzeiro, Eldorado, Estância Zélia, Estância Kennedy, Recanto Feliz, Jardim das Acácias e Jardim Portugal poderão apresentar problemas no abastecimento.

Segundo a Sabesp, todas as medidas para minimizar os efeitos dessa interrupção estão sendo tomadas e,  recomenda o uso da água com consciência, priorizando a água das caixas-d’água para higiene e alimentação até restabelecimento total do sistema. 

Com Informações: Portal News

Fechar Menu