Suzano passa a contar com novo serviço de coleta seletiva

Iniciativa visa recolher os resíduos recicláveis e, posteriormente, os destinar aos locais adequados; diversas vias da região central já foram contempladas

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano deu início ao novo serviço de coleta seletiva, visando recolher os resíduos recicláveis e, posteriormente, os destinar para locais adequados. A iniciativa ocorre em parceria com a concessionária Renova, responsável pela execução dos trabalhos de limpeza no município, e começou a operar na segunda-feira da semana passada (03/04). A ação tem como objetivo atender domicílios, estabelecimentos comerciais e condomínios cadastrados, visando o recolhimento de produtos recicláveis e, assim, garantir uma cidade cada vez mais limpa e organizada.

Durante a atividade, o caminhão de coleta percorreu diversas vias da região central, como a Benjamin Constant, General Francisco Glicério, Sete de Setembro, José da Costa Conceição, Baruel, José Corrêa Gonçalves, Campos Sales, Felício de Camargo, José Garcia de Souza, Nair Ferreira Martins, entre outras. A atividade acontece sempre às segundas, terças e quartas-feiras, sendo que mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no número 0800-029-2022. Todo o material recolhido é direcionado a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), localizada no Jardim Colorado.

Os materiais recicláveis são divididos em papel, plástico, metal e vidro. Desse modo, são recolhidos pelas equipes jornais, revistas, caixas de leite e sucos, papelão, cadernos, embalagem de ovos, folhas de rascunho, listas telefônicas, garrafas de água, baldes, copos descartáveis, embalagens de produtos de limpeza e higiene, sacos plásticos, latas de alumínio e aço, parafusos, objetos de ferro cobre e zinco, garrafas e cacos de vidro, recipientes de alimentos e frascos de limpeza.

Já os resíduos que não são atendidos pela coleta convencional e seletiva podem ser descartados nos quatro ecopontos localizado no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183), no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), no Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553) e na Vila Figueira (rua Afonso Nícola Redondo, s/n), todos à disposição gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, exceto feriados.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o desenvolvimento deste projeto é extremamente importante. “A coleta destes materiais é, sem dúvidas, essencial para a redução de impactos ambientais. Quando promovemos a separação correta do lixo, facilitamos o seu tratamento e, com certeza, diminuímos as chances de efeitos nocivos ao meio ambiente. Por ora, nosso objetivo é atuar nas vias da região central e condomínios, a abrangência para outros bairros acontecerá gradativamente”, destacou o chefe da pasta.

Resíduos

Vale destacar que a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Com Informações: Secop

Fechar Menu