Suzano inaugura Parque do Mirante e primeiro dia tem 6 mil visitantes
Foto: Secop

Suzano inaugura Parque do Mirante e primeiro dia tem 6 mil visitantes

Obra garantiu a revitalização de um espaço de 16 mil metros quadrados no bairro do Sesc

Em meio a uma extensa programação cultural e muitas homenagens, a Prefeitura de Suzano inaugurou neste sábado (02/12) o Parque do Mirante, que recebeu o nome oficial de “Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva”, no Sesc. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e de demais autoridades, oficializou a entrega da obra que garantiu a revitalização completa do espaço de 16 mil metros quadrados (m²), com destaque para a valorização da histórica “pirâmide” do bairro, que passa a se chamar “Pirâmide Ari Serafim Barbosa”, e para a criação do “Palco Cultural Marcos Vinicius Cunha, o Rizada”.

Cerca de 6 mil pessoas passaram pelo local no primeiro dia de funcionamento, que foi marcado por música, emoção e lançamento do livro “Do cinza do cimento ao colorido da via” (Editora Autografia, 2022), escrito por Ana Maria Gonçalves da Silva Melo, que faz alusão à trajetória da professora Bianca. Também integraram as atividades no novo espaço, que fica situado entre a avenida Katsutoshi Naito e a rua Agnaldo Cursino, o circo  “Cumbuca da Judite”; a Banda Sinfônica Lira Suzanense; o Balé da Cidade de Suzano; o caminhão do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Banda Conexão 80, que fez um tributo à banda Capital Inicial; e os músicos Bianca Cirillo, Jhoni Lua, Cláudia Oliveira e MV Trio; o Boteco do Triozinho; e a Galera Flashback Suzano. A Associação Cultural Literatura no Brasil Sarau ainda promoveu o “Barraco Literário”, com distribuição gratuita e venda de livros dos autores da região norte de Suzano.

Toda a solenidade celebrou o encerramento do projeto desenvolvido pela administração municipal ao longo deste ano. Dentre as intervenções no local podem ser citados os trabalhos de pavimentação em uma área de 6 mil metros quadrados (m²), pintura do projeto “Arte Pública” nas laterais da pirâmide, limpeza, instalação de gradis, iluminação pública e plantio de grama. Outro destaque é a área verde de aproximadamente 3 mil metros quadrados (m²).

A estrutura do Parque do Mirante, que ficará aberta à população diariamente, entre 7 e 19 horas, conta com espaço coberto destinado à alimentação, sanitários, brinquedos e os totens “História do Bairro Sesc” e “Famílias que fizeram parte da história do bairro do Sesc”. No entorno da pirâmide também foi promovida uma pavimentação com bloquetes e instalado um observatório, na extremidade do terreno, inclusive com lunetas fixas para observação à distância. O local proporciona uma vista panorâmica de Suzano, especialmente para a unidade de conservação municipal, com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), localizada logo abaixo do Mirante, que está ligada ao projeto de valorização da área.

Todos os serviços ficaram sob a responsabilidade da construtora Renov Pavimentação e Construções Ltda., por meio de um investimento de R$ 1,5 milhão divididos entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que destinou R$ 1,2 milhão, e o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal, com o restante do valor. O projeto também incluiu a reforma de alvenaria da pirâmide, instalação de guias e sarjetas no acesso ao pátio e intervenções estruturais relativas à parte hidráulica.

A pintura nas laterais da pirâmide foi proporcionada por meio do projeto “Arte Pública”, da Secretaria Municipal de Cultura. A proposta para decorar as faces, de 7 metros de largura por 17 metros de altura, traz a temática da prática desportiva, do contato com a natureza e a vivência do lazer, incorporando a linguagem do graffiti. O trabalho foi produzido pelos artistas urbanos suzanenses Niko Takaki e Ítalo Raphael e executadas com auxílio de Caio Yamazaki e Neli Souza.

Antes uma estação de tratamento de água nos primórdios do Sesc, agora se tornou uma obra de arte para contemplação dos visitantes, tornando o local um ponto de referência turística que valoriza a história do bairro e estimula o desenvolvimento do município.

“É uma honra e uma satisfação constatar o que temos de instalações e de recuperação do meio ambiente no Parque do Mirante. Houve uma grande transformação para o surgimento de um novo espaço público de lazer. Que a população ocupe e ajude a cuidar deste local”, disse o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

“Suzano também conquistou a primeira unidade de conservação ambiental, onde teremos várias atividades, principalmente de educação ambiental. É grandioso para nossa cidade. Conquistamos recentemente o ‘Selo Município Verde Azul’ e estamos em uma crescente no setor ambiental aqui na cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang.

O secretário de Saúde, Pedro Ishi, enalteceu o desenvolvimento de Suzano ao longo dos últimos anos e se disse “orgulhoso” pela quantidade de obras entregues. “É motivo de alegria ver obras como esta sendo entregues na nossa cidade. Inauguramos a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Revista e vamos inaugurar o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) com 200 leitos. Outras entregas, como a da Clínica da Família, no Boa Vista, que vai ser um ambulatório de especialidades e que queremos concluir até fevereiro, vão agregar muito aqui também. A população da região norte não vai mais precisar atravessar a cidade para receber atendimento com várias especialidades”, salientou.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi citou as obras entregues durante a gestão, falou sobre o potencial turístico do Sesc e contou um pouco sobre a história da “pirâmide” do bairro. “Ela foi construída há algumas décadas e muitas pessoas trabalharam durante esses anos aqui. Todos do Alto Tietê e de Suzano conhecem o bairro do Sesc, sabem que está na parte alta da cidade, mas não conheciam o potencial turístico que esse local tem. Espero vir aqui nos próximos anos e ver famílias se encontrando e confraternizando. Muita coisa vai melhorar, esta é só a primeira fase. Vamos ter restaurante, um posto da Guarda Civil Municipal (GCM) e monitoramento. E quem não viu ainda vai ver como nossa Suzano é linda. Isso aqui é um presente para o bairro e para a cidade. Foi muito difícil conseguir. Obrigado pela confiança, por estarem aqui neste dia maravilhoso e por não esquecerem a memória do Sesc. Lembrem-se que a história se faz com obras entregues, mas também, e principalmente, se faz com o povo da cidade”, declarou Ashiuchi.

Presenças

Entre os presentes no evento estavam a prefeita em exercício de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami; os secretários municipais Alex Santos (Governo); Paulo Pavione (Comunicação Pública); José Serafim Júnior (Transporte e Mobilidade Urbana); Itamar Viana (Planejamento e Finanças); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete); Leandro Bassini (Educação); Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esportes e Lazer) e Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação); o assessor da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz.

Prestigiaram também o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa; os vereadores Rogério Castilho; Gerice Rego Lione; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Gilvaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro de Jesus; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Fábio Diniz; Jaime Siunte; André Marcos de Abreu, o Pacola; Artur Takayama; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; e Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e a jornalista Marilei Schiavi, apresentadora do Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana, que viveu no Sesc e discursou durante a solenidade em nome dos demais moradores do bairro.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu