Suzano estende vacinação casa a casa e campanha contra a gripe
Foto: Reprodução

Suzano estende vacinação casa a casa e campanha contra a gripe

Visitas às residências serão realizadas por mais dez sábados; já a vacina contra a gripe será disponibilizada até o fim de junho

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, estenderá as campanhas de vacinação casa a casa e contra a gripe, nos postos de saúde, para as próximas semanas. A busca ativa, que vem promovendo visitas aos domicílios desde o início de março, seguirá com suas ações por mais dez sábados, a partir deste (03/06). Já a imunização contra o vírus causador da gripe, o Influenza, que se encerraria na última quarta-feira (31/05), será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) até 30 de junho, ou enquanto durarem as doses.

O balanço da vacinação casa a casa registrou até esta sexta-feira (02/06) 3.366 residências visitadas, 1.563 doses administradas e 1.121 pessoas vacinadas de todas as regiões da cidade, incluindo bairros como Parque Suzano, Jardim das Lavras, Vila Fátima, Jardim Alterópolis, Cidade Boa Vista, Jardim Revista, Jardim Margareth, Rio Abaixo, Caulim e Residencial Nova América. Neste sábado serão contemplados os moradores do Jardim Imperador e Jardim Monte Cristo.

O serviço de busca ativa visa oferecer proteção contra doenças como o novo coronavírus (Covid-19), poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, pneumonia e febre amarela, conferindo orientação e aplicações das doses pendentes. Também é verificado se há atrasos de vacinas de outras enfermidades para registro em documento e posterior acompanhamento pela unidade de saúde de referência.

Quanto à imunização contra a gripe, toda a população a partir dos seis meses de idade poderá receber a vacina nos 24 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas. A lista completa das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) está acessível no site suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos. Já foram vacinadas, até o momento, 41.448 pessoas dos grupos prioritários e 13.890 pessoas da população em geral.

Amplitude

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Landim, destacou que a continuidade das campanhas garantirá uma cobertura ainda mais significativa da população. “Temos verificado os bons números registrados pela busca ativa, especialmente em alguns bairros como no Jardim Imperador, onde foram administradas 356 doses no sábado do dia 27 de maio. Com a nova etapa, poderemos chegar em mais bairros, aumentando o número de famílias contempladas e de vacinas aplicadas”, afirmou Landim.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que a prorrogação do período para essas ações estratégicas de imunização gera mais uma oportunidade para quem ainda não se vacinou. “Buscamos oferecer as melhores condições para que os moradores possam ter acesso às vacinas que disponibilizamos. Não só estamos chegando às residências das pessoas, como temos garantido um novo período de imunização, dando mais tempo para que os moradores possam comparecer aos postos de saúde e receber a vacina”, enfatizou o chefe da pasta.

Com Informações: Secop

Fechar Menu