Suzano começa aplicação da vacina bivalente para pessoas com mais de 18 anos
Foto: Agência Brasil

Suzano começa aplicação da vacina bivalente para pessoas com mais de 18 anos

Imunização ocorre no 24 postos de saúde do município, entre 8 e 16 horas; para receber a dose é preciso estar com o esquema vacinal completo e apresentar os documentos pessoais

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta quinta-feira (18/05) a aplicação da vacina bivalente da Pfizer para moradores com 18 anos ou mais, sem comorbidades, com o objetivo de proteger esse público contra as cepas atualizadas do novo coronavírus (Covid-19), como é o caso da ômicron. A imunização será realizada nos 24 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, entre as 8 e 16 horas.

Para receber a dose é preciso estar com o esquema vacinal completo, sendo que a última aplicação da monovalente contra a Covid-19 precisa ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses. Ainda será necessário apresentar documento original com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. Os locais de vacinação e os telefones das unidades de saúde podem ser encontrados no link suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos. Não há necessidade de agendamento prévio.

A aplicação da vacina bivalente começou no final de fevereiro, atendendo moradores acima dos 70 anos; pessoas que vivem e trabalham em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, também acima dos 12 anos. No início do mês de março, os residentes de 60 anos ou mais também começaram a receber. A partir do dia 20 do mesmo mês, o imunizante passou a ser disponibilizado para grávidas e puérperas; em abril para profissionais da Saúde; e no começo de maio para pessoas com mais de 40 anos. Vale ressaltar que a bivalente continua disponível para os moradores que se enquadram nas características já citadas. A vacinação ocorrerá de forma concomitante com a imunização do público de 18 anos ou mais.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, reforça que o novo público que passa a ser atendido pela imunização da bivalente precisa tomar as mesmas precauções das pessoas com mais de 40 anos e grupos prioritários. “A proteção contra as variantes do novo coronavírus é fundamental para todas as idades. Se um percentual significativo da população estiver imunizado, conseguimos reduzir a circulação do vírus na sociedade, preservando não só a saúde de quem recebe a vacina, mas de todas as outras pessoas, especialmente as mais vulneráveis, em função de idade e comorbidades”, pontuou Landim.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que o município precisa aderir a mais essa etapa de imunização, para que seja alcançado o objetivo de ampla cobertura vacinal. “Nosso papel é evitar o aumento de casos de Covid-19, por isso precisamos que todos os públicos compareçam aos postos de saúde. As pessoas com mais de 18 anos agora terão essa oportunidade, mas lembramos que os grupos que já podem tomar a vacina e ainda não se imunizaram devem cumprir seu esquema vacinal. Com isso, protegemos nosso município e garantimos o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Ishi.

Com Informações: Secop

Fechar Menu