Suzanense cai em casa de máquinas na Estação Luz
Foto: Reprodução O Diário de Mogi

Suzanense cai em casa de máquinas na Estação Luz

CPTM afirma que apura as causas do acidente com morador de Suzano e prometeu providências caso normas de segurança tenham sido descumpridas

Morador do Parque Sambambaia, em Suzano, e trabalhador da construção civil, Reginaldo Souza de Oliveira estava voltando para casa na quinta-feira (18), quando desviou, como recomendado por um funcionário na Estação Luz de uma escada rolante que estava em manutenção. Ele, o irmão e a cunhada subiram por outra escada. Ao acessar, no entanto, a próxima estrutura para chegar à plataforma de embarque, ele caiu no interior  casa de máquinas que estava com a tampa aberta, e sem sinalização, conforme afirma Joyce Cristine dos Santos Melo, familiar que o acompanhava no retorno da Capital. Ao comentar a situação, a CPTM afirma que apura e lamentou o acidente (veja posicionamento abaixo).

No meio da confusão que se formou e foi filmada por alguns dos muitos passageiros que estavam na Estação Luz, naquele momento, Joyce ficou sabendo que uma outra pessoa também teria caído na estrutura que estava aberta naquele momento. Porém, ela não presenciou a cena.

Reginaldo Souza de Oliveira caiu de pé, no compartimento aberto, e teve um ferimento (maior) da coxa, na barriga e nos pés.

Assistido por funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ele foi levado por um carro oferecido pela empresa para um hospital nas proximidaddes, onde recebeu curativos e fez exames. Foi constatada uma luxação nos pés.

Joyce, o marido e o cunhado são usuários frequentes da Linha 11 -Coral para chegar a obras localizadas na Capital, onde os três realizam serviços terceirizados.

A família alerta sobre o acidente e afirma que estuda uma ação para a reparação de danos, apontando a insegurança – segundo Joyce, a casa de máquinas que estava aberta não estava isolado, e não possuía um funcionário para orientar as pessoas – e prejuízos causados com a falta ao trabalho nos dias seguintes ao acidente. Reginaldo foi a um segundo hospital por causa do inchaço e dores no pé.

“A Estação Luz é lotada e, praticamente, você é empurrado e não olha onde pisa. São muitas pessoas andando ao mesmo tempo e você acaba não olhando por onde passa. O local teria de estar isolado”, coment Joyce.

A resposta da CPTM

A CPTM informou que apura a causa do acidente com o passageiro e promete a adoção de medidas legais, caso sejam constatadas falhas nos procedimentos de segurança (isolamento e sinalização para a realização dos serviços). Também lamentou o acidente.

Ainda destacou as medidas adotadas para o atendimento aos passageiros como o suporte para a ida ao hospital (em um veículo providenciado pela empresa), e o transporte para o retorno da família para casa, em Suzano (ao final do atendimento médico). 

Veja, abaixo, a nota da CPTM na íntegra:

“A CPTM está apurando as causas de uma queda acidental de um passageiro no espaço aberto durante a manutenção de uma escada rolante na Estação da Luz da CPTM, ocorrida na quinta-feira (18/01).

O homem foi imediatamente socorrido pela equipe de funcionários da estação e encaminhado à Santa Casa. Após atendimento médico, sem constatar gravidade, o homem foi liberado na mesma tarde e levado para sua casa em um carro da companhia.

A CPTM lamenta o ocorrido e está apurando junto à contratada, responsável pela execução do serviço no equipamento, quanto ao procedimento de sinalização e isolamento do local, obrigatórios antes do início de qualquer atividade de manutenção.

Se for constatado que houve falha na adoção dos procedimentos adequados, as medidas legais serão adotadas conforme as regras contratuais.”

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu