Prefeitura de Ferraz alerta microempreendedores sobre golpe com falsas cobranças

De acordo com a administração municipal, MEIs estão recebendo correspondências falsas com a cobrança de impostos.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está fazendo um alerta aos microempreendedores da cidade. A orientação é ficar atento a falsas correspondências de cobrança que chegam pelos Correios, por e-mail ou, ainda, por telefone.

De acordo com a administração municipal, ao menos três de golpes são registrados toda semana pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ferraz. Recentemente, uma empreendedora que já tinha dado baixa em seu registro MEI recebeu uma cobrança de R$ 288,98.

O e-mail dizia que o débito era de R$ 249, referente à taxa única associativa. Como não foi pago no vencimento, foi encaminhado ao Departamento Jurídico e gerou custas. Os suspeitos ainda sugeriam o pagamento via Pix utilizando QR Code ou copia e cola.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento esclarece que a única preocupação que o empreendedor deve ter é com a contribuição mensal do Documento de Arrecadação Simples (DAS), calculada com base no salário-mínimo.

A contribuição obrigatória do MEI é um valor subsidiado. O pagamento regular desse tributo garante benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão para seus familiares.

O cálculo dos benefícios é efetuado com base nas contribuições realizadas pelo segurado, desde que se cumpra o prazo de carência mínima de cada benefício previdenciário. Em caso de dúvida, a recomendação é buscar orientações junto à Prefeitura de Ferraz.

O endereço é Rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis. Outra opção é ligar no 4678-7870.

Com Informações: Secop

Fechar Menu