Poá sedia a nova Residência Terapêutica inaugurada pelo Condemat
Foto: Divulgação

Poá sedia a nova Residência Terapêutica inaugurada pelo Condemat

Unidade é a quinta instalada no Alto Tietê para pessoas com transtornos mentais

O município de Poá é o endereço da mais nova Residência Terapêutica implantada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat, para o atendimento de pessoas com transtornos mentais.

Nesta terça-feira (29), a prefeita da cidade, Márcia Bin, acompanhou o presidente do Condemat, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, na visita inaugural do equipamento, que é o quinto em atividade na região e o segundo aberto neste ano.

Com capacidade para oito moradores, o novo serviço funciona como uma residência familiar para pacientes psiquiátricos, que são assistidos 24 horas por uma equipe multiprofissional, e incentivados, dentro das suas limitações, a ter autonomia nas atividades do dia a dia. A iniciativa faz parte do processo de desinstitucionalização de pessoas que por anos viveram em hospitais psiquiátricos do Estado. Além de Poá, as outras unidades funcionam em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba (aberta em março deste ano), Mogi das Cruzes e Suzano.

“Importante esse olhar do poder público para uma causa tão especial e a parceria das nossas cidades para o funcionamento desse serviço de forma regionalizada, que possibilita não só a otimização dos custos, mas o atendimento de um maior número de pessoas”, destacou o presidente do Condemat.

Durante a visita inaugural, os prefeitos puderam conhecer as dependências da residência e entender o funcionamento do serviço, que visa a reinserção dos moradores na sociedade e funciona com apoio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. “É muito significativo para Poá sediar esse equipamento do Condemat e apoiar no trabalho de ressocialização de pessoas tão especiais”, disse a prefeita Márcia Bin.

O Condemat mantém o Serviço de Residência Terapêutica na região desde 2018.  A operação das unidades é executada pelo Instituto Morgan e atualmente atende a 45 moradores, oriundos dos municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

A visita inaugural  desta terça-feira foi acompanhada pelo vice-prefeito de Poá, Geraldo Oliveira, pelos secretários municipais de Saúde de Poá, Alexandre Provisor, e de Itaquaquecetuba, Kelly Gasparini, assim como pelas equipes técnicas das cidades que utilizam o serviço.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu