A nova funcionalidade deve ser disponibilizado a partir de sexta-feira, 28
O Pix por aproximação deve ser disponibilizado a partir de sexta-feira, 28, para os brasileiros, conforme regulação do Banco Central (BC). A nova funcionalidade vai permitir que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Segundo o BC, será possível fazer o Pix por aproximação utilizando o aplicativo do seu banco ou uma carteira digital. Neste último caso, o usuário deve adicionar a conta bancária à carteira digital compatível. No momento do pagamento, basta aproximar o celular da máquina de pagamento que aceita transações por NFC.
Em ambos os casos, a confirmação do pagamento é realizada por meio de biometria ou senha, garantindo segurança na transação. Inicialmente, as transações terão um valor máximo padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.
A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code. Atualmente, o comerciante gera um código e o cliente precisa entrar no aplicativo do banco, ir até a área de Pix, selecionar a opção de “QR Code”, ler o código e aceitar a transação.
Já com o Pix por aproximação, basta ir ao aplicativo do banco, selecionar a opção e aproximar o celular do aparelho. Mesmo com a nova funcionalidade, as outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code, continuarão existindo, segundo o Banco Central.
Como ativar?
Para ativar o Pix por aproximação é necessário verificar se o banco ou instituição financeira oferece essa modalidade de pagamento. Em seguida, o cliente deve acessar o aplicativo do banco e procurar pela opção de ativação do Pix por aproximação. Após a ativação, o usuário precisa vincular a conta bancária à carteira, assim como é feito com cartões de crédito.
Com Informações: Terra