Passe Livre recebe mais de 200 cadastros por dia para atender estudantes de Suzano
Foto: Andreza Rodrigues/ Secop Suzano

Passe Livre recebe mais de 200 cadastros por dia para atender estudantes de Suzano

Prazo para solicitar o benefício termina no dia 30 de setembro, segundo a Prefeitura 

Um balanço sobre a primeira semana de inscrições para o programa “Passe Livre Estudantil” de Suzano, a Secretaria Municipal Educação contabilizou um total de 1.025 solicitações para o segundo semestre deste ano: por dia, 205 pedidos foram recebidos.

A iniciativa, feita em parceria com a Radial Transportes, garante a gratuidade nas linhas municipais aos estudantes. O cadastro deve ser feito de forma virtual até 30 de setembro no site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre.

A abertura do período de solicitações ocorreu na última segunda-feira (03/07) e, desde então, a pasta vem recebendo pedidos de munícipes de vários pontos da cidade. Entre os estudantes que requisitaram o benefício, 695 formalizaram o pedido de recadastro, ao passo que outros 330 processos foram abertos por aqueles que buscam a gratuidade pela primeira vez.

Para ter acesso ao benefício, seja em caso de renovação ou de cadastro inédito, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário comprovadas por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico). O beneficiado em questão também precisa residir a mais de dois quilômetros da instituição de ensino ou de uma estação ferroviária.

Outro requisito consiste no nível de ensino. Os suzanenses podem requerer o “Passe Livre” caso estejam entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública ou, ainda, caso sejam bolsistas matriculados em instituições da rede particular. Por sua vez, estudantes do nível técnico ou superior podem solicitar o benefício, contando com a isenção no pagamento de mensalidades ou não.

Como fazer

No portal, o estudante deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 2º Semestre de 2023” e inserir o CPF. Em seguida, o estudante informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.

Após o preenchimento, o interessado deve salvar e imprimir o formulário e o encaminhar para validação da instituição de ensino. Passada essa fase, é preciso enviar o formulário completo, a Folha Resumo do CadÚnico, RG, CPF e o comprovante de endereço pelo site do programa.

O material será analisado, bastando ao interessado aguardar a aprovação ou pedido de resolução de possíveis pendências da sua inscrição diretamente no portal. Durante este período, é importante o estudante verificar o status do pedido de forma rotineira.

Além da solicitação, no site é possível encontrar a seção “Dúvidas Frequentes”, um vídeo tutorial contendo o passo a passo para realizar a inscrição e, ainda, o cronograma completo das etapas no semestre e as exigências no momento do envio da documentação.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, promover um acesso facilitado ao ensino é uma missão de grande valia, pois cortar impedimentos no aprendizado significa oferecer uma formação de mais qualidade. “Ao longo dos últimos dez anos, o ‘Passe Livre’ tornou-se uma ferramenta fundamental de integração para alunos de toda a cidade, pois estamos falando de um serviço que corta custos para as famílias”, disse.

Ele sugeriu que os interessados façam o pedido o mais rápido possível. “Nós temos uma média positiva de solicitantes e usuários, então sempre recomendamos que os estudantes façam o processo o mais cedo possível, pois há uma série de processos para confirmar ou reprovar a oferta do benefício, sendo que em casos negativos, o reenvio de informações e documentos também requer alguns dias para aprovação”, finalizou Bassini.

Com Informações: O Diário de Mogi

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