Mogi terá linha de ônibus direta para a Praia Grande
Foto: divugação / Viação Cometa

Mogi terá linha de ônibus direta para a Praia Grande

Empresa já pode operar no percurso, após a publicação da medida, nesta terça-feira (27), em órgão oficial do governo do Estado de São Paulo.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) concedeu autorização à Viação Cometa para implantar uma linha de ônibus ligando Mogi das Cruzes a Praia Grande, na Baixada Santista, e vice-versa. O novo percurso poderá entrar em operação após a publicação do edital da Artesp, o que aconteceu durante esta terça-feira (27).

A decisão favorável à Cometa, que deverá beneficiar muitos mogianos, veio junto com outras autorizações relativas à prestação de serviços de transporte intermunicipal de passageiros realizados pela empresa para outros setores do Estado.

Como a decisão é ainda muito recente, a empresa ainda não divulgou os horários que estarão disponíveis para as viagens entre Mogi, na Grande São Paulo, e Praia Grande, cidade da Baixada Santista.

Com os despachos da Comissão de Transportes Coletivos (CTC), diretoria de Procedimentos e Logística atendeu aos pedidos da permissionária para alterar a programação de linhas rodoviárias, em conformidade com a avaliação técnica.

Aos poucos, a Cometa vai ampliando a ligação da cidade com a Baixada Santista.

Mas ainda sobram dificuldades para se chegar de ônibus até o Litoral Norte do Estado, conforme esta coluna mostrou semanas atrás. Acompanhe o que a coluna noticiou em 14 de maio último:

“Mogi das Cruzes está a 78,5 km em linha reta de Caraguatatuba e a 111 km por via rodoviária, num percurso que pode levar perto de 1h45 para ser percorrido, sem intercorrências, como acidentes ou congestionamentos.

Apesar dessa relativa proximidade, as duas cidades não contam com uma linha regular de ônibus que possa fazer o percurso  direto, sem a necessidade de baldeação ou passagens  por outras cidades, o que tornaria a viagem muito longa e cansativa.

‘Nunca tivemos um ônibus direto  Mogi-Caraguá’, atesta a jornalista Josiane Carvalho que reside e trabalha em Caraguá, no Litoral Norte, mas tem familiares em Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, que ela poderia visitar com muito mais frequência, se não houvesse a enorme dificuldade de comunicação por transporte coletivo entre os dois municípios.

Uma das soluções para quem precisa deixar a cidade litorânea em direção a Mogi é um ônibus que sai de Caraguá com destino a Jacareí, via estrada de Pitas, que passa por Salesópolis e é neste ponto que o passageiro deve descer e baldear para a linha circular intermunicipal Salesópolis-Mogi das Cruzes.

Outro detalhe interessante é que se o passageiro sair de Mogi com destino a Caraguá, por esta mesma linha de baldeação, precisa “dar a sorte” da coincidência dos horários, já que o ônibus que sai de Jacareí e passa por Salesópolis não tem horário certo. ‘Já aconteceu de eu chegar em Salesópolis e o ônibus para Caraguá já ter passado e eu perder a viagem’, conta Josiane.

Mas é claro que existem outras opções. Bem piores, é verdade. Como fazer o trajeto Caraguá-São José dos Campos, no Vale do Paraíba e de lá pegar outro ônibus até Jacareí, onde o circular trará o estressado passageiro até Mogi, via Guararema ou via Dutra, passando por Arujá.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu