Linha 11-Coral da CPTM, no Alto Tietê, será ampliada até a Estação Barra Funda
Foto: divulgação / CPMT

Linha 11-Coral da CPTM, no Alto Tietê, será ampliada até a Estação Barra Funda

A ampliação, entretanto, deve ser concretizada somente no segundo semestre de 2024, informou a companhia.

Os passageiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que moram no Alto Tietê terão mais uma opção para se deslocar à zona oeste da capital paulista. A Linha 11-Coral, que atende a região, será ampliada até a Estação Barra Funda – atualmente, ela termina na Estação Luz.

A ampliação, entretanto, deve ser concretizada somente no segundo semestre de 2024, informou a companhia.

Segundo a CPTM, a novidade será possível após a extensão da Linha 13-Jade (Expresso Aeroporto) para a Estação Palmeiras-Barra Funda, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano. Com isso, será possível chegar até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

A companhia informou que as obras já começaram. Nas plataformas que receberão as composições das linhas já é possível ver as placas indicativas sobre os novos destinos, e, durante a madrugada, a estação e o trecho entre a Barra Funda e a Estação Luz se torna um canteiro de obras.

Na Linha 13-Jade, a atuação no momento é para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, a atuação também se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. A subestação visa garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás.

Com Informações: Notícias de Mogi
Fechar Menu