Itaquá passa a oferecer alimentos de agricultura familiar a estudantes da rede municipal

São 10 toneladas de itens alimentícios para os 40 mil alunos de escolas municipais; cardápio abrange todos os grupos alimentares com fontes energéticas e proteicas

A merenda das escolas municipais de Itaquaquecetuba está ganhando mais cor e sabor. Isso porque 10 toneladas de frutas, verduras e legumes da agricultura familiar começaram a ser entregues nas unidades para promover uma transformação na alimentação escolar dos 40 mil estudantes da rede.

Batata, cenoura, pimentão, chuchu, alface, brócolis, couve-flor, escarola, espinafre, salsinha, cebolinha, abobrinha, mandioca, milho e vagem são algumas das opções que se mesclam na refeição, além uma gama de frutas como atemoia, banana, goiaba, caqui, abacate e uva.

“Ter uma alimentação saudável nas escolas é imprescindível. A agricultura familiar garante um balanceamento diário na merenda dos nossos estudantes, nutre as crianças para que tenham melhor desempenho durante as aulas, além de dar oportunidade aos pequenos agricultores. É mais qualidade para a vida dentro e fora da escola”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

A inclusão da prática se baseia nas diretrizes da Lei nº 11.947/2009 que, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), determina que parte do repasse aos municípios seja utilizado na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O recurso estava bloqueado desde 2015.

O cardápio segue o padrão da legislação abrangendo todos os grupos alimentares com fontes energéticas e proteicas, além de cereais enriquecidos em vitaminas e minerais respeitando os hábitos culturais com mapeamento e sazonalidade da produção da agricultura familiar. As escolas ainda capricham na apresentação e organizam os alimentos de maneira lúdica para transformar a refeição em um momento divertido.

Com Informações: Gazeta Regional

Fechar Menu