Governo libera empréstimo de até R$ 21 mil para quem recebe Bolsa Família
Foto: Governo Federal

Governo libera empréstimo de até R$ 21 mil para quem recebe Bolsa Família

Acredita no Primeiro Passo é uma linha de microcrédito especialmente direcionada para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O governo federal lançou o Programa Acredita, uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais (MEI) e pequenos negócios.

Dentro desse programa, destaca-se o Acredita no Primeiro Passo, uma linha de microcrédito especialmente direcionada para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O empréstimo está disponível, portanto, para todas as famílias que recebem o Bolsa Família e querem empreender. Confira a seguir todos os detalhes do crédito, como quem tem direito, quais as vantagens e como solicitar.

Quem tem direito ao Acredita no Primeiro Passo?

Acredita no Primeiro Passo é destinado a:

  • Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico: pessoas que já estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
  • Trabalhadores informais: aqueles que atuam sem registro formal e buscam regularizar ou expandir suas atividades.
  • Mulheres empreendedoras: considerando que 84% das famílias beneficiárias do Bolsa Família são chefiadas por mulheres, há um foco especial nesse público.
  • Pequenos produtores rurais: aqueles que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou do programa Fomento Rural. gov.br

Vantagens da linha de crédito

Acredita no Primeiro Passo oferece diversas vantagens para os microempreendedores, incluindo:

  • Taxas de juros reduzidas: menores que as praticadas no mercado, tornando o crédito mais acessível.
  • Facilidade de acesso: processo simplificado para que mesmo aqueles sem histórico bancário possam obter o empréstimo.
  • Fomento ao empreendedorismo feminino: incentivos específicos para mulheres, reconhecendo seu papel central na economia familiar e comunitária. gov.br

Como solicitar o empréstimo

Para solicitar o crédito pelo Acredita no Primeiro Passo, siga os passos abaixo:

  1. Verifique seu cadastro no CadÚnico: certifique-se de que suas informações estão atualizadas. Caso ainda não esteja inscrito, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o cadastro.
  2. Prepare a documentação necessária: geralmente, são solicitados documentos pessoais, comprovante de residência e, se houver, comprovante de atividade empreendedora.
  3. Dirija-se a uma instituição financeira parceira: o programa é operacionalizado por bancos e instituições de microcrédito credenciadas pelo governo. Informe-se sobre quais são as instituições participantes na sua região.
  4. Solicite o crédito: apresente sua documentação e preencha a proposta de crédito conforme as orientações da instituição financeira.

Com Informações: Notícias de Mogi

Fechar Menu