Governo de SP oferece mais de 120 mil vagas para cursos de Tecnologia da Informação

Programa gratuito, em parceria com a iniciativa privada, terá 7.000 assentos destinados a pessoas com deficiência

O Governo de São Paulo, em parceria com a iniciativa privada, lançou o programa Qualifica SP, que oferece de maneira gratuita 123 mil vagas para cursos da área de Tecnologia da Informação. As aulas serão em regime remoto e ministradas por professores de empresas importantes do segmento.

Serão quatro cursos disponibilizados nesta primeira etapa do programa: Desenvolvedor Backend, Desenvolvedor de Software jr. e Softskills, Desenvolvedor Full Stack e Mobile e Engenharia de Dados. Ao todo, serão 116 mil vagas divididas igualmente entre homens e mulheres, enquanto as 7.000 restantes serão destinadas a pessoas com deficiências.

De acordo com a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), pessoas negras terão prioridade nas vagas. Segundo o chefe da pasta, Jorge Lima, o programa é um dos principais projetos da atual administração de São Paulo.

“Esse programa é uma diretriz forte do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama Cristiane de Freitas para atender a demanda do mercado de trabalho que busca por mão de obra qualificada”, destaca Lima. “Hoje, um profissional de T.I. é bem remunerado e pode trabalhar em home office, o que é um diferencial.”

A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitas) divulgou um relatório em que afirma que até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais do setor de T.I. no país.

Um outro estudo, elaborado pela Corporação Internacional de Dados (IDC, na sigla em inglês), aponta que o merca de tecnologia do país deve crescer 6,2% nos próximos anos.
Para se inscrever em um dos cursos, basta clicar aqui.

Em nota, a SDE informou que em breve o governo anunciará a expansão do programa Qualifica SP para outras áreas.

Com Informações: R7

Fechar Menu