A prevenção e a conscientização são fundamentais para evitar cair em armadilhas virtuais e proteger nossos dados pessoais.
Vários Detrans do Brasil estão emitindo alertas sobre golpes do IPVA. Bandidos têm explorado o início do período de pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para aplicar fraudes contra os contribuintes.
As tática mais comuns dos golpistas envolve sites falsos e o envio de boletos fraudulentos para as vítimas, que, ao acreditarem ser páginas e documentos oficiais, acabam realizando o pagamento do valor indicado.
Tais boletos são distribuídos por meio de e-mails, links em mensagens de texto e até mesmo pelos serviços postais.
O documento falso apresenta uma semelhança notável com o original, incluindo logotipos e informações que aparentam ser de uma entidade oficial.
Além disto, os criminosos têm explorado a ansiedade e a pressa dos cidadãos para quitar suas obrigações fiscais, criando páginas fraudulentas que se assemelham aos sites oficiais de pagamento de IPVA.
Continue conosco e confira dicas para evitar cair nesse tipo de armadilha.
Como se proteger?
Verifique a autenticidade do site: Certifique-se de que está acessando o site oficial do órgão de trânsito do seu estado. Confira se o endereço começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereço, indicando uma conexão segura.
Desconfie de mensagens urgentes: Golpistas frequentemente utilizam mensagens que geram urgência e pressão psicológica. Desconfie de e-mails ou mensagens que alegam que seu veículo será apreendido imediatamente se o pagamento não for efetuado.
Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links de e-mails ou mensagens recebidas de fontes desconhecidas. Em vez disso, acesse o site diretamente digitando o endereço na barra de navegação do seu navegador.
Mantenha seu antivírus atualizado: Um bom antivírus pode identificar e bloquear sites maliciosos, proporcionando uma camada adicional de proteção.
Comunique-se diretamente com o órgão de trânsito: Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o órgão de trânsito do seu estado para verificar a situação do seu IPVA. Utilize os canais de atendimento oficiais, como telefone ou site oficial.
Educação e conscientização: Esteja ciente dos golpes online e informe-se sobre as táticas utilizadas pelos criminosos. Quanto mais conscientes estivermos, mais difícil será para os golpistas enganarem as pessoas.
Com Informações: Jornal Contábil