Estudantes de período integral de Itaquá terão aulas de jiu-jitsu

Projeto “Luta: Escola da Vida”, que alcançará 890 crianças, acontece por parceria entre prefeitura e instituto dos irmãos Minotauro e Minotouro

Neste ano letivo de 2023, os estudantes da rede pública de Itaquaquecetuba contarão com uma novidade na grade curricular. Graças a uma parceria firmada entre a secretaria de Educação e o Instituto Irmãos Nogueira, criado pelas lendas do MMA Rodrigo e Rogério Nogueira – Minotauro e Minotouro, respectivamente –, 890 crianças do 2° ao 5° ano terão aulas de jiu-jitsu nas escolas assim que as aulas voltarem, no dia 6 de fevereiro.

De acordo com a administração municipal, o objetivo do “Luta: Escola da Vida”, que acontecerá apenas em escolas de tempo integral, é promover a democratização do acesso ao esporte. O projeto tem duração de um ano e as aulas vão ocorrer duas vezes por semana, com uma hora de duração cada.

As EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) contempladas são as: “Vereador Augusto dos Santos”, no bairro Estação, “Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva”, no Jardim Itapuã, “Prefeito Benedito Barbosa de Moraes”, na Vila São Carlos, e “Village”, no Parque Residencial Scaffidi.

No período integral, os estudantes dispõem de quatro horas de aulas do currículo comum, que são as aulas regulares, e mais quatro horas de um currículo diversificado em que são aplicados projetos como esse de jiu-jitsu.

Após o processo seletivo dos professores, o diretor do instituto, Renan Schineider, e o coordenador de metodologia, Warner Hammerle, estiveram no auditório da secretaria para aplicar o treinamento de metodologia junto ao Minotauro, que participou de forma remota, aos oito instrutores e oito monitores selecionados para o projeto. Foram quatro horas de estudos em que puderam dialogar sobre a importância do respeito, ética, autocontrole e outros valores da arte marcial em questão.

A metodologia das aulas aborda três domínios de conteúdo: o procedimental, ligado à formação esportiva e corporal, o conceitual, ligado à cognição e conhecimento de conteúdos pertencentes às lutas e artes marciais e, por fim, o domínio atitudinal, ligado a valores éticos e morais.

Com Informações: Gazeta Regional

Fechar Menu