Estevam vai para o PSD e se alia ao prefeito Ashiuchi, em Suzano
Foto: Reprodução O Diário de Mogi

Estevam vai para o PSD e se alia ao prefeito Ashiuchi, em Suzano

Ex-prefeito e ex-deputado suzanense, se diz alinhado politicamente com o atual prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e, por isso mesmo, deverá apoiar o seu virtual candidato, Pedro Ishi, nas próximas eleições.

O ex-deputado estadual e atual conselheiro do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), Estevam Galvão de Oliveira, deixou o União Brasil e se filiou ao PSD, a convite do presidente nacional, Gilberto Kassab. A filiação ocorreu na noite desta segunda-feira (21), em Suzano, e um dos motivos apontados pelo político suzanense para sair do União Brasil foi a desarticulação interna do partido que, segundo ele, “não sabe muito bem para que lado vai”.

Assim, ele acabou aceitando o ingresso no partido de Kassab, que também o convidou para fazer parte do atual governo estadual, como integrante do Conselho Administrativo do Fumefi.

Para Estevam, o PSD é uma agremiação forte e ele considera Kassab “um grande amigo e um dos melhores articuladores políticos do País”.

Impossibilitado de participar do evento, em Suzano, Kassab gravou um vídeo destacando as qualidades e lembrando o passado político de ambos, na Alesp. Ressaltou a longa amizade entre os dois e a importância da chegada de Estevam ao PSD.

Estevam, por sua vez, trouxe consigo um grupo de pessoas que se filiaram também ao PSD naquela noite.

Depois de uma carreira que começou na Câmara de Suzano, passou pela Prefeitura, chegou à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, onde esteve durante as últimas décadas como deputado estadual, Estevam garante que não está pensando em retornar à política partidária, embora se negue a dizer que nunca mais irá disputar uma eleição. 

A população pede muito para eu voltar. Sempre que caminho pela periferia de Suzano, as pessoas demonstram reconhecimento pelo meu trabalho”, diz ele.

Mas já está decidido: não será nesta eleição que Estevam poderá voltar. 

Hoje ele se considera um aliado do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), e está pronto para dar seu apoio à candidatura de Pedro Ishi, o virtual candidato a prefeito pelo PL, segundo admitiu o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, em recente entrevista.

Aos 81 anos e tendo vencido um câncer no pâncreas, Estevam confirma uma grande disposição para trabalhar.

“Não tenho a menor paciência para ficar em casa”, garantiu ele, em conversa com a coluna, por telefone, no final da manhã desta terça-feira (22), direto da sede do Fumefi, na Capital.

“Ao que ele quiser”

Se depender unicamente do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), sua próxima investida na política será por uma vaga na Assembleia Legislativa, em 2026.

Mas não é bem isso que deseja o presidente nacional de seu partido.

Valdemar Costa Neto  gostaria de ter Ashiuchi como candidato a deputado federal, para ocupar o espaço político que deverá se abrir na região, com a ida de Marco Bertaiolli (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). 

“O Rodrigo é um craque”, diz Costa Neto.

E, por isso mesmo, já adiantou que irá apoiar sua candidatura para o cargo “que ele bem desejar”.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu