Energia solar ultrapassa eólica e se torna 2ª maior fonte do país

Fonte solar de energia alcançou 23.854 megawatts (MW) de potência instalada, o que corresponde a 11,2% da capacidade nacional

A energia gerada a partir de painéis solares se tornou, na tarde desta terça-feira (3/1), a segunda maior fonte do país, ultrapassando a capacidade total de produção das usinas eólicas. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o levantamento, a fonte solar alcançou 23.854 megawatts (MW) de potência instalada, o que corresponde a 11,2% da capacidade nacional. A energia eólica responde por 23.754 MW (11,1%).

A energia elétrica permanece dominante no país, com potência de 109.719 MW, o que representa 51,3% do parque nacional.

As outras fontes de matriz elétrica são usinas a gás natural (8,2%), biomassa (7,8%), diesel (4%), carvão mineral (1,7%) e nuclear (0,9%).

Dos 23,9 mil MW de potência instalada de energia solar no Brasil, 16,2 mil MW vêm da chamada geração distribuída (instalada em telhados e pequenos terrenos). Outros 7,7 mil MW são provenientes de grandes usinas centralizadas.

“O avanço da fonte solar no Brasil é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país. A tecnologia ajuda a diversificar a matriz elétrica, aumentar a segurança de suprimento, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e proteger a população contra mais aumentos na conta de luz”, comemorou a Absolar.

Com Informações: Metrópoles

Fechar Menu