Emissão do Cartão TOP confunde usuários

Segundo empresa responsável, função de crédito e débito é sim ofertada, porém de forma opcional

A forma de solicitação do cartão TOP, necessário para obter a gratuidade no transporte público metropolitano para pessoas a partir dos 60 anos, tem gerado confusão. Idosos reclamam de dificuldades no agendamento e que seria obrigatório que o cartão seja também de débito e crédito. Porém, a Autopass, empresa que administra o Cartão TOP, informou que a opção é sim ofertada, mas não é obrigatória.

De acordo com Juraci Fernandes, presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Mogi das Cruzes, a venda casada do cartão TOP é desonesta com a pessoa idosa. “Entendemos que uma política pública não pode estar atrelada a um cartão de crédito, porque isso induz a pessoa idosa a uma venda casada”, disse.

A presidente do CMI contou que procurou a loja que estaria sendo atrelada ao cartão, e também identificou a falta de acessibilidade e atendimento preferencial para pessoas idosas. “O gerente da loja em questão disse que o agendamento poderia ser feito somente pelo computador. Respondi que eu não tenho computador, e o gerente disse que então não poderia ser atendida”, pontuou, complementando: “Eles não possuem o atendimento preferencial à pessoa idosa, então isso é muito grave no sentido de que eles têm um contrato para prestar esse tipo de serviço. O cartão TOP não é só para a pessoa idosa, eles precisam ter sim o atendimento preferencial”.

O CMI, segundo Juraci, irá acionar o Ministério Público para esclarecimento da venda casada com a loja de departamento. “É importante denunciar isso no Procon, porque não pode haver casos de venda casada. Nós precisamos que o serviço público seja completo”, orientou a presidente do órgão.

Resposta do Estado

Por meio de nota, a Autopass, empresa que administra o Cartão TOP, afirmou que oferta novas formas de pagamento no transporte público com a Plataforma TOP. Uma delas é a possibilidade de os passageiros optarem além do seu cartão de transporte por um cartão de débito e crédito. Segundo a empresa, o passageiro pode optar pelo cartão TOP somente com a função Transporte, e ainda que algumas lojas não disponham de emissão dessa função, o cliente pode realizar o cadastro no local e receber o cartão gratuitamente em sua residência em até 6 dias úteis.

A empresa revelou que o procedimento correto a ser aplicado é que todo o passageiro que fizer o pedido do Cartão TOP Transporte deve ser atendido de acordo com sua solicitação. Atualmente, são mais de 80 pontos disponíveis na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo para emissão do Cartão TOP  Transporte ou Híbrido, que também podem ser emitidos via Aplicativo TOP. Caso o passageiro queira realizar essa ação em loja, basta fazer o agendamento no site https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/, e no dia e horário marcado, comparecer levando comprovante de residência e CPF ou RG.

Com Informações: Portal News

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