Dengue: é falso que suco de limão mate vírus e acabe com carga viral
Foto: IStock

Dengue: é falso que suco de limão mate vírus e acabe com carga viral

O site boatos.org checou conteúdo viral que está sendo amplamente divulgado afirmando que limão cura o vírus da dengue

O boato é que 200 ml de suco de limão matam o vírus da dengue e acabam com carga viral e caldo de cana seria o suficiente para tratar a dengue hemorrágica.

Depois de diversos estados apresentarem situação crítica por conta da dengue, infelizmente, um fenômeno que ocorreu no início da pandemia de Covid-19 está voltando a ocorrer: a infodemia.

Começaram a surgir ou a voltaram a circular promessas de “curas milagrosas” para quem contraiu a dengue.

Em um vídeo, uma mulher aponta que há uma receita simples para “matar” o vírus da dengue e acabar com a carga viral da doença: limão. A mulher afirma que basta tomar 200 ml do suco de limão Taiti para matar o vírus da dengue.

A mulher diz, ainda, que, no caso de dengue hemorrágica, é preciso, além de beber o limão para “matar o vírus”, tomar caldo de cana para se curar.

Quando fizemos a nossa ronda diária de conteúdos, logo percebemos que este conteúdo precisava ser esclarecido rapidamente. Por isso, vamos responder a algumas perguntas:

Suco de limão mata o vírus da dengue e acaba com a carga viral?

Absolutamente, não. O que é dito no vídeo em questão não é baseado em nenhuma evidência científica (apesar de serem mencionados estudos, nada é mostrado pela pessoa que fala sobre o assunto).

Em seu site oficial, a Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo alerta que “não há tratamento antiviral contra o vírus da dengue”. Ou seja: apesar de inúmeras pesquisas, não existe um remédio para tratar a doença. Agora lhe pergunto: se a cura tivesse no limão, não seria logo recomendado.

Aliás, o limão sequer é recomendado para a doença. Em sua página oficial, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais aponta que alimentos que podem aumentar o tempo de sangramento (o popular “afinar o sangue”) devem ser evitados. Entre elas, está o limão.

Ou seja: não só o limão não mata o vírus (seria fácil ter uma fruta que matasse vírus) como ele pode, de acordo com autoridades em saúde, agravar o quadro da doença.

O caldo de cana com o suco de limão cura a dengue hemorrágica?

Este é mais um absurdo. A dengue hemorrágica já é uma manifestação gravíssima da doença. Este documento que aponta para casos de dengue hemorrágica, o paciente deve ser observado por um profissional de saúde. No caso de gravidade, ele deve ser internado e receber líquidos de forma intravenosa.

Não é o caldo de cana (que, ao contrário do limão, não tem contraindicação no caso da dengue) que vai fazer com que a pessoa se reidrate. É caso hospitalar.

O que devemos fazer se contrairmos a doença?

Infelizmente, não existe uma bala de prata. Felizmente, a dengue é uma doença com letalidade baixa. A Fiocruz ressalta que boa parte das mortes ocorrem por conta de um diagnóstico tardio da doença.

Então, se você está sentindo os sintomas da doença (no vídeo, a mulher fala dos sintomas corretos), deve procurar atendimento para saber se está com o vírus (sabemos que muitos hospitais estão colapsados, mas é o que é preciso fazer).

A partir daí, deve-se manter um tratamento paliativo (recomendado pelo médico e que perpassa por medicamentos para os sintomas da doença) e muita hidratação. Em caso de alerta (conforme falamos), será preciso entrar com uma hidratação extra.

Mais importante de tudo: evite receitar milagrosas e cuidado com as fake news na internet.

Com Informações: Metrópoles

Fechar Menu