Americanas causa polêmica nas redes sociais ao oferecer antecipação do FGTS para compras de ovos de Páscoa
Foto: Reprodução Redes Sociais

Americanas causa polêmica nas redes sociais ao oferecer antecipação do FGTS para compras de ovos de Páscoa

Devido ao alto preço dos ovos de Páscoa, Americanas divulgou que seria possível utilizar o FGTS para comprá-los

Viralizou nas redes sociais uma campanha das lojas Americanas para compra de ovos de Páscoa utilizando uma linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) oferecida pela empresa.

O registro foi feito por um cliente que postou uma foto na rede social X de uma papel grudado no ovo de Páscoa com a mensagem “Compre com o seu FGTS: consulte com um de nossos promotores” e o logo da Ame, o braço financeiro da Americanas.

A postagem causou alvoroço nas redes e piadas entre os consumidores, que comentaram “meus pais compraram uma casa com o FGTS, eu vou comprar um ovo de Páscoa”.

O FGTS, que é o fundo voltado para garantir segurança e estabilidade aos trabalhadores no caso de demissão sem justa causa ou ainda para compra do primeiro imóvel, lançou nos últimos anos a modalidade do saque-aniversário, que permite a retirada parcial dos valores disponíveis, uma vez ao ano (na época do aniversário do trabalhador), para gastar como preferir.

A medida já é amplamente criticada pelo governo e o saque-aniversário corre risco de chegar ao fim em breve, já que existem planos para acabar com a modalidade, justificando que o valor do fundo não deveria ser usado para compras e contas do dia a dia.

Para agravar ainda mais a situação, não havia nenhuma menção que a compra utilizando o FGTS se daria com uma linha de crédito, que há cobrança de juros.

Após a polêmica, a Americanas emitiu uma nota justificando o uso para compras de ovo de Páscoa: “A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.”

Com Informações: Contábeis

Fechar Menu