5 marcas de fórmulas infantis são suspensas pela Anvisa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

5 marcas de fórmulas infantis são suspensas pela Anvisa

A Anvisa determinou o recolhimento de lotes das fórmulas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, proibindo sua importação, distribuição, distribuição, propaganda e uso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão de cinco marcas de fórmulas infantis em pó, produzidas pela empresa Abbott Nutrition na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A medida foi tomada em resposta a uma investigação internacional que surgiu após quatro casos de internações de bebês com menos de seis meses e um óbito, todos associados ao consumo desses produtos.

A Anvisa determinou o recolhimento de lotes das fórmulas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, proibindo sua importação, distribuição, distribuição, propaganda e uso.

Durante a inspeção realizada na fábrica em Sturgis, encerrada em 18 de outubro, foi identificada a presença de uma bactéria nociva nas superfícies das áreas de produção das fórmulas infantis em pó. A Cronobacter sakazakii, responsável por infecção grave, afetou três crianças, enquanto outra foi contaminada pela Salmonella Newport.

Investigação

A Food and Drugs Administration (FDA) dos Estados Unidos realizou uma investigação sobre a presença da bactéria Cronobacter sakazakii na fábrica, concluindo que a Abbott não possuía um sistema de controle abrangente para evitar a contaminação microbiana das fórmulas.

A Abbott Nutrition também emitiu uma medida voluntária em mais de 40 países, incluindo o Brasil, garantindo que nenhum produto nutricional vendido regularmente no país seja afetado pelo recolhimento. A empresa destacou o início de ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis. Os lotes suspeitos podem ser identificados pelos dígitos na parte inferior da embalagem, com numerações entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e dados de validade para 1º de abril de 2022 ou posterior.

Recomendações

A Sociedade Brasileira de Pediatria, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam o leite materno até os dois anos, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. A fórmula infantil é indicada apenas em casos de impossibilidade de leite materno e sob recomendação de um profissional de saúde especializado. A Anvisa orienta sobre a diluição correta da fórmula, ressaltando a importância da temperatura segura para prevenir a contaminação por microrganismos.

Em caso de suspeita de contaminação, a Anvisa recomenda que os consumidores verifiquem os lotes e entrem em contato com a Abbott para devolução do produto. O pediatra Odilo Queiroz, da Sociedade Brasileira de Pediatria, enfatiza a importância de comunicar o médico e ficar atento aos sinais de intoxicação alimentar, ressaltando que, embora graves, foram registrados poucos casos de infecção pela fórmula contaminada e nenhum no Brasil até o momento .

Com Informações: R7

Fechar Menu