Vigilância Sanitária faz nova vistoria e libera UTI Adulta da Santa Casa de Suzano para receber novos pacientes
Foto: Reprodução/TV Diário

Vigilância Sanitária faz nova vistoria e libera UTI Adulta da Santa Casa de Suzano para receber novos pacientes

Setor estava parcialmente interditado desde a última quarta-feira, quando a Vigilância fez uma fiscalização no local.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta da Santa Casa de Suzano foi liberada pela Vigilância Sanitária na tarde desta segunda-feira (19), depois de uma nova vistoria. A internação de novos pacientes na ala estava suspensa desde a última quarta-feira, quando foi determinada a interdição parcial.

Na vistoria da manhã desta segunda, a Vigilância Sanitária fiscalizou pontos como a manutenção do ar-condicionado e o cumprimento de protocolos de segurança.

O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, explica que foi adotada uma programação para gerar um impacto mínimo. “Transferimos os pacientes para uma semi-intensiva que a gente montou, remarcamos algumas cirurgias desses cinco dias, avisando ao estado que a gente tinha uma reforma de cinco dias, e eles conseguiram remanejar os pacientes que precisariam do atendimento para outra unidade”, destacou.

A UTI Adulta teve o atendimento suspenso preventivamente na quarta-feira da semana passada por determinação da Vigilância Sanitária da cidade. A Prefeitura alega que a empresa que fazia a gestão do espaço não autorizava a entrada dos agentes.

O diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, conta que por isso eles decidiram trocar de empresa. “Vendo as condições, que precisaria fazer manutenção hidráulica, de aparelhos, e higienização, então achamos melhor interditar parcialmente para fazer este trabalho”, disse.

O secretário ressaltou que todas as unidades de saúde da cidade, públicas e particulares, são fiscalizadas pelo órgão. “Agora, com a nova equipe não há a dificuldade, os apontamentos serão mais claros e mais fáceis da gente resolver”, destacou Guillaumon.

A UTI tem nove leitos que voltaram a receber os pacientes, mas alguns ajustes ainda devem ser feitos. “Mas são coisas mais simples que não vão afetar o dia a dia da UTI”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária.

A Produção do Diário TV tentou contato com a antiga empresa responsável pela UTI, a JS Clínica Médica, mas não conseguiu.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu