Valor do IPTU no Alto Tietê terá correção da inflação
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Valor do IPTU no Alto Tietê terá correção da inflação

Os moradores de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá receberão o carnê do IPTU 2023 sem aumento real, segundo as prefeituras dessas cidades. O reajuste vai variar entre 6,47% e 7,17.%. 

O valor do tributo será apenas atualizado pela inflação. O reajuste vai variar entre 6,47% e 7,17.%. O envio das cobranças deve começar ainda em janeiro.

Em Mogi, segundo a administração municipal, para 2023 a atualização monetária será de 7,17%. De acordo com a legislação vigente, “a atualização será pelo menor índice de inflação apurado no período de 01 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022, neste caso o IPCA/IBGE”, explicou, em nota.

A previsão da Secretaria Municipal de Finanças de Mogi é iniciar o envio dos carnês no final de janeiro, sendo que a primeira parcela vence somente a partir de março.

Já em Ferraz, a Secretaria da Fazenda informou que o IPTU também será reajustado de acordo com IPCA acumulado dos últimos 12 meses, correspondendo a 7,17%, sendo que o carnê será entregue nas próximas semanas.

Com o menores reajustes entre as cidades questionadas pela Reportagem do Mogi News/Dat, Suzano, Itaquá e Poá esclareceram que não haverá reajuste. “Deve ser aplicada apenas a correção do valor do IPTU, que é algo obrigatório por lei, com base no IPCA, que é de 6,47%. A distribuição dos carnês será feita até fevereiro”, destacou a Prefeitura de Suzano, em nota.

Em Poá, está prevista também a atualização do tributo com base no mesmo índice monetário. Já a entrega das cobranças se dará a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Questionada, a Prefeitura de Itaquá informou que não aplicará aumento real, assim como nas demais cidades, e que o valor será apenas corrigido em 6,47%. O envio dos carnês será pelos Correios, sendo que as postagens começam na segunda semana deste mês.

Isenção

Para este ano de 2023, o prazo de pedido de isenção se encerrou em grande parte dos municípios. Em Suzano, 1.705 fizeram o recadastramento em 2022 para isenção em 2023 e 85 contribuintes fizeram o pedido pela primeira vez. Entre os requisitos para solicitar o benefício estão ser aposentado ou pensionista, ganhar até três salários mínimos, não possuir outro imóvel no município e a metragem de área construída não ultrapassar 100 metros quadrados.

Em Mogi, no ano passado foram autorizados 263 pedidos de isenção e mais 9.633 isenções efetuadas de ofício, conforme legislação vigente. Para 2023, serão 10.186 no total.

Já em Ferraz, a prefeitura informou que foi concedido um desconto automático de 5% para que estavam em dia com os tributos municipais e que não houve pedido de isenções.

Em Poá, o prazo para solicitar o benefício foi encerrado em agosto. Para o ano vigente, 1.172 contribuintes estarão isentos.

Os moradores de Itaquá são os únicos que ainda conseguem solicitar a isenção do pagamento. De acordo com a administração municipal, aposentados e pensionistas podem fazer o pedido até o dia 15 de março.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu