Vacinação contra pólio começa esta semana

A campanha brasileira de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado (15) e vai até o dia 31.

vacina_polio

Até o fim de agosto, a meta é imunizar gratuitamente 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. 
O número corresponde a 95% da população brasileira nessa faixa etária, que é de 12,7 milhões.

No total, o ministério da saúde deve distribuir 16 milhões de doses da vacina, aplicada com gotinhas na boca das crianças.

“Nós não podemos pensar na erradicação total da poliomielite no planeta. Vamos atingir isso em algum momento, mas por enquanto, não podemos permitir a reintrodução da doença no país”, declarou o ministro  da Saúde Arthur Chioro.

A doença
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

Outras vacinas
As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Postos de vacinação fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses.

Fonte: Só Notícia Boa

Deixe uma resposta

Fechar Menu