Três hospitais do Alto Tietê atendem vítimas de animais peçonhentos
Foto: Google Maps

Três hospitais do Alto Tietê atendem vítimas de animais peçonhentos

Luzia de Pinho Melo é o posto melhor assistido na região

Os hospitais Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes,  Regional de Ferraz de Vasconcelos e a Santa Casa de Salesópolis são endereços de referência para o atendimento de vítimas de animais peçonhentos, como cobra, aranha e escorpião. A disponibilidade do soro para conter a expansão do veneno destas espécies difere entre os hospitais, o que torna interessante o Mapa Interativo lançado pela Secretaria de Saúde do Estado para identificar onde procurar o socorro. Crianças picadas, por exemplo, devem tomar o soro até 1h30 após o acidente.

Os animais peçonhentos vivem na zona rural e urbana dos municípios. Porém, algumas infestações e particularidades – como a ampla cobertura de vegetação em meio ao espaço urbano, tornam essa estrutura de rápido atendimento fundamental para preservar a vida dos moradores.

Em 2022, Mogi das Cruzes registrou um lamentável caso onde a demora na aplicação do soro foi registrada pela família do garoto João Victor Delfino Laurentino, que havia sido picado por uma cobra. Ele, primeiro, foi encaminhado para UPA e, depois para o Hospital Luzia de Pinho Melo. Fez parte desse registro outro problema conhecido: a demora na transferência de um paciente que dá entrada em uma UPA para um hospital de referência.

O Luzia de Pinho Melo é o centro de saúde com mais poder de ação já que possui seis tipos de soro (botrópico, crotálico, elapídico, aracnídio, escorpiônico e lomônico). Ja o Hospital Osires Florindo Coelho, o Regional de Ferraz de Vasconcelos, é referência para os casos de picada de escorpião, com a disponibilidade apenas do soro escorpiônico.

A Santa Casa de Salesópolis possui os soros botrópico, crotálico, aracnídico, escorpiônico e lonômico. Outros hospitais próximos são o Hospital Municipal de Guarulhos, o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente de Guarulhos, e o Hospital Tide Setubal, em São Miguel Paulista.

Conhecer esses pontos para os casos de socorro alecera o tratamento e reduz as chances de óbito dos indivíduos que sofreram picadas de animais como jararaca, cascavel, coral, aranha marrom, aranha armadeira, escorpião e lonômia.

Com Informações: O Diário de Mogi

Luzia de Pinho Melo é o posto melhor assistido na região

Fechar Menu