Tema da Parada GLBT de São Paulo 2017 será ‘Estado Laico’

Você sabe o significado de um Estado Laico? Descubra agora

laico

No dia 29 de outubro foi decidido o tema da Parada GLBT 2017 da cidade de São Paulo: Estado Laico. 

A decisão foi tomada por votação na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, entre os 4 temas que concorreram: Educação, Família, Estado Laico ou Protagonismo Feminino LBT.

A escolha do tema Estado Laico tem relação direta com o receito de que líderes religiosos ocupando cargos políticos possam prejudicar ou inviabilizar os direitos concedidos até hoje (e os que ainda estão por vir) para a comunidade LGBT.

Atualmente, a bancada evangélica tem 199 integrantes na Câmara dos Deputados.

O que é estado laico?

Muito se fala sobre estado laico e sua relação com a liberdade religiosa.A realidade é que os dois temas causam muitas dúvidas, especialmente nos dias de hoje, quando vemos que tem sido cada vez mais difícil separar Estado e religião.

Estado laico é aquele que não possui uma religião oficial e que se mantém neutro quanto a posições ou assuntos de cunho religioso. Também conhecido como Estado secular, o laicismo garante que nenhuma religião deve ter influência nos assuntos relacionados à nação, mantendo também o respeito amparado pela constituição à diversidade religiosa e cultural.

Brasil laico?

Hoje, em nosso país, assistimos à ascensão de políticos que carregam como bandeira temas ligados à religião. O crescimento desse movimento tem sido muito criticado pelo fato de temas religiosos interferirem nas decisões políticas do Estado como legalização do aborto, a garantia de direitos LGBT’s e até mesmo manifestações contrárias a religiões de matriz africana.

O debate acerca da laicidade do Brasil nos leva a questionar desde a presença de crucifixos em repartições públicas até as recentes orações realizadas antes das sessões na câmara dos deputados. Será que, na prática, somos  realmente um Estado laico?

Com Informações: Catraca Livre e Universidade do Cotidiano

Deixe uma resposta

Fechar Menu