Suzano recebe certificação inédita no ‘Programa Município VerdeAzul’
Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Suzano recebe certificação inédita no ‘Programa Município VerdeAzul’

Cidade obteve 88 pontos e foi destaque entre 65 municípios do Estado de São Paulo com população entre 100 e 500 mil habitantes, pelas boas práticas sustentáveis

Suzano foi certificado de forma inédita, com 88 pontos, no “Programa Município VerdeAzul (PMVA)” e ficou em 9º lugar no ranking das 65 cidades paulistas com população entre 100 e 500 mil habitantes. O resultado foi divulgado durante premiação realizada nesta terça-feira (19/12) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na zona sul da capital, e contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, e da secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. Ao todo, 480 municípios foram avaliados, sendo divididos por suas respectivas populações.

O “Certificado Município VerdeAzul” foi conquistado pela boa média da cidade nos indicadores avaliados pelo Estado para a pontuação necessária no ciclo 2022/2023, que garante esse status aos municípios que somam mais de 80 pontos pelas boas práticas sustentáveis. Suzano recebeu nota 10 nos quesitos Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; e Resíduos Sólidos, garantindo a maior nota desde 2008, levando em consideração os outros parâmetros e registrando um avanço significativo nos últimos sete anos – lembrando que em 2017 a cidade obteve 29,1 pontos. Para as cidades premiadas, foi distribuído um troféu de madeira recuperada e construído por detentos que cumprem pena no sistema prisional, por meio de um projeto desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental da região de Presidente Prudente.

Lançado em 2007, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Tal reconhecimento resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

A secretária Natália Resende destacou a ampla participação das cidades paulistas nesta premiação. “O nosso intuito é melhorar cada dia mais este programa, contando com 480 municípios que entenderam a importância da governança ambiental em ações concretas. A gente fica feliz de estar com vocês ano a ano, olhando a objetividade e concretude destas ações”, avaliou a titular da pasta ambiental no Estado.

O presidente da Alesp reforçou o compromisso de todos com os avanços para a preservação do meio ambiente. “Tudo passa pela Assembleia Legislativa nas medidas em prol da população paulista. Em nome do prefeito Rodrigo, de Suzano, quero cumprimentar todos os municípios. Nosso meio ambiente está totalmente adverso com aquecimento global e precisamos nos preparar. Os municípios precisam fazer a diferença”, sublinhou o parlamentar.

Por sua vez, o governador ressaltou que o PMVA se soma a um conjunto de iniciativas que buscam garantir desenvolvimento no Estado de São Paulo. “A sustentabilidade não pode ficar no discurso, esse é o grande desafio. É preciso colocar em prática ações importantes, como o reflorestamento, a desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a regularização fundiária. O programa município VerdeAzul é uma competição do bem”, frisou Tarcísio.

Já o secretário de Meio Ambiente de Suzano, destacou o trabalho que é feito pela pasta para garantir uma gestão ambiental adequada. “A eficiência atestada nesta avaliação confirma a qualidade com que estamos desempenhando nossas ações. O programa é uma importante ferramenta de diagnóstico e faz com que os municípios estudem, implantem e aperfeiçoem os mecanismos de gestão sustentável localmente. A análise oferece também subsídios para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas estaduais”, ressaltou Chiang.

Por fim, o prefeito afirmou que esse reconhecimento é mais uma conquista para a cidade. “Temos de nos sentir orgulhosos por avançar neste tema tão importante e caro para nós. Temos tido muito êxito nas iniciativas que estamos desenvolvendo no município e, por isso, nossas ações têm sido premiadas, se tornando referência na região e no Estado de São Paulo. Suzano tem se desenvolvido de maneira sustentável, preservando seus recursos naturais e garantindo melhoria da qualidade de vida da população”, frisou Ashiuchi.

Também marcaram presença na atividade os subsecretários estaduais Jonatas Trindade e Samanta Souza; a superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Mara Ramos; e os prefeitos Luis Camargo (Arujá) e José Luiz Eroles Freire (Guararema).

Medidas

Entre as ações desenvolvidas em Suzano que contribuíram para o reconhecimento foi a eficiência da gestão dos resíduos, na qual o município se destaca pela oferta de ecopontos à população. Instalados no Parque Maria Helena, na Marginal do Una, no Jardim Dona Benta e no Cidade Boa Vista, as unidades acolhem resíduos provenientes de poda, jardinagem, construção civil, materiais recicláveis, óleos de cozinha, pilhas, baterias, latas de tinta vazias, entre outros. Os locais buscam fortalecer os serviços de preservação ambiental, contribuindo diretamente para a sustentabilidade urbana e evitando o descarte irregular.

Outra iniciativa relevante no combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil é o programa “Caçamba Verde”, um sistema de rastreamento de transportadores, também conhecidos como caçambeiros, que são cadastrados junto à prefeitura para manter um procedimento de descarte seguindo normas pré-estabelecidas. Por esse controle, o transportador disponibiliza a caçamba contratada pelo munícipe e emite o Cadastro de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR), documento que garante que os resíduos serão entregues ao destino final.

A administração municipal ainda garante, com a operação “Cata-Treco”, o recolhimento de toneladas de materiais inservíveis, percorrendo os diferentes bairros e atendendo a solicitações dos cidadãos. A iniciativa tem aumentado a conscientização da população em relação ao descarte adequado e promove a solidariedade pela participação de famílias cooperadas na reciclagem dos objetos produtos.

Em relação à Educação Ambiental, o Poder Executivo municipal implantou “Prefeitura Coleta” e “Prefeitura Coleta nas Escolas” e desenvolveu diversas atividades em conjunto com a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comdema (Conselho Municipal de Defesa e Meio Ambiente), que contemplou aproximadamente 3,5 mil pessoas em um ano com atividades práticas e também eventos disponibilizados pela internet, como a transmissão do programa “Diálogos Ambientais”, pelo canal da Prefeitura de Suzano no Youtube (TV Prefeitura de Suzano).

Mais ações

Em abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início ao serviço de coleta seletiva visando recolher os resíduos recicláveis e, posteriormente, os destinar para locais adequados. A iniciativa ocorre em parceria com a concessionária Renova, responsável pela execução dos trabalhos de limpeza no município. A ação tem como objetivo atender domicílios, estabelecimentos comerciais e condomínios cadastrados para promover o recolhimento de produtos recicláveis e, assim, garantir uma cidade cada vez mais limpa e organizada. Todo o material coletado é direcionado a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence). Esse avanço deve ser contabilizado no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) de 2024.

Já no mês de março, foi divulgado levantamento nacional “Ranking do Saneamento”, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados, que apontou Suzano como um dos melhores do Brasil em relação ao serviço oferecido. Em 2023, o município avançou uma posição e apresenta o 13º melhor saneamento do País, se mantendo na liderança regional e única cidade do Alto Tietê a configurar entre as 20 primeiras, estando à frente também de capitais brasileiras.

De acordo com o estudo, de 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 9,3, conforme os parâmetros analisados. Em relação ao Estado, Suzano possui o melhor saneamento da região e figura como 8º melhor dentro do território paulista, atrás apenas de São José do Rio Preto, Santos, Limeira, Piracicaba, São Paulo, Franca e Sorocaba.

No primeiro semestre, a cidade ainda foi destaque no índice que avalia a gestão de resíduos sólidos em todas as 645 cidades paulistas no ranking elaborado pelo Estado. O município ficou na 2ª posição no Alto Tietê, integrando também o grupo 173 municípios que foram categorizados como “Gestão Eficiente”, o que representa a classificação máxima no IGR. A lista é referente às estratégias e projetos desenvolvidos pelos municípios ao longo do ano de 2022.

A preservação das áreas de mananciais também é reconhecida pela participação ativa e cooperação dos órgãos estaduais na fiscalização ambiental municipal com o Grupo de Fiscalização Integrada da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), que registrou 23 ações efetivas de embargo e desfazimento de loteamentos clandestinos, também contribuindo para a elevação da pontuação do município.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu