Suzano prorroga primeira data de vencimento do IPTU para o dia 31
Foto: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano prorroga primeira data de vencimento do IPTU para o dia 31

Famílias atingidas pelas chuvas com laudos da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência podem pedir isenção

O prefeito Rodrigo Ashiuchi anunciou nesta terça-feira (14) medidas visando mitigar os danos causados pelas fortes tempestades da última sexta-feira (10). Entre elas, estão a prorrogação do vencimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 31 de março e a análise acelerada de isenção do tributo às famílias que foram impactadas pelas chuvas e que entraram com pedido junto à prefeitura, após recebimento de laudos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, os proprietários de imóveis atingidos pelas chuvas terão que se dirigir ao setor de Protocolos do Centro Unificados de Serviços (Centrus), que fica na avenida Paulo Portela, 210, no centro. Neste local, deverão ser apresentados documento de identidade, carnê do IPTU, escritura ou registro do imóvel.

De posse desses dados, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social verificarão a situação in loco de cada residência. Se forem emitidos os laudos técnicos pelas duas pastas constatando os danos físicos ou comprometimento nas instalações elétricas e hidráulicas, será avalizada a concessão do benefício.

Já para toda a população, a Prefeitura de Suzano prorrogou o prazo para o pagamento do IPTU que venceria nesta quarta-feira (15), passando para o dia 31 de março (sexta-feira). “Tanto a prorrogação do vencimento quanto à isenção concedida às famílias impactadas pelas fortes chuvas são ações necessárias, objetivando minimizar os impactos das duas tempestades que assolaram Suzano na noite do último dia 10, quando registramos o acúmulo de 135 milímetros de água em menos de 50 minutos”, contou Ashiuchi.

Mais ações

Outra medida é que a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana avaliará de forma intensiva as possíveis multas de trânsito emitidas na noite das fortes tempestades. “A administração municipal está empenhada em analisar cada caso individualmente. A pasta reunirá informações sobre as vias que foram mais prejudicadas e o cenário verificado nos pontos mais críticos do município, onde há maior circulação de carros. Nos casos em que for constatado que as conversões indevidas foram influenciadas pelo acúmulo de água e interrupção de vias, ocasionadas pelas tempestades, poderá haver a retirada das penalidades junto ao prontuário do motorista”, explicou Claudinei Galo, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

Além disso, será negociado, junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), um desconto na conta de água para os moradores afetados pelas tempestades. Segundo o prefeito, um pedido já foi encaminhado à diretoria da autarquia para solicitar o desconto do consumo adicional na conta de água deste mês de março, com atenção especial aos residentes dos 12 bairros mais impactados, como o Jardim Dona Benta, Parque Maria Helena e Cidade Miguel Badra. As iniciativas de suporte emergencial continuam.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu