Suzano, Ferraz e Poá recebem quase 60 profissionais do programa ‘Mais Médicos’
Foto: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Suzano, Ferraz e Poá recebem quase 60 profissionais do programa ‘Mais Médicos’

Eventos de apresentação dos médicos foram realizados nesta segunda-feira nas duas cidades

Na região, duas cidades receberam quase 60 profissionais do programa “Mais Médicos”, na última segunda-feira (11). Em Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, acompanharam a apresentação de 28 novos médicos que passam a integrar, a partir desta quarta-feira (13), a rede de atendimento em Suzano. Na mesma data, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos recebeu os novos 25 médicos do programa que vão atuar no município e reforçar o Programa Estratégia de Saúde, a partir da próxima semana. Já Poá já conta com quatro novos médicos para atendimento na área da clínica geral das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Os profissionais, que vão atuar em Suzano, chegaram de várias partes do Brasil por meio do programa “Mais Médicos”, do governo federal. Eles vão atuar nas UBSs e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) já existentes e que também serão entregues durante a gestão. Todos são médicos generalistas com formação no exterior e farão atendimentos a homens, mulheres e crianças que utilizam o serviço municipal de saúde nos quatro cantos de Suzano. Eles terão contrato com duração de quatro anos e atuarão com carga de 36 horas semanais. Com a chegada dos profissionais, a Secretaria de Saúde ganha quatro novas equipes que terão capacidade para atender mais 3,5 mil pacientes no mês.

Também prestigiaram a apresentação a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo; a coordenadora de Atenção à Saúde, Tatiane Espírito Santo; a diretora da Rede de Urgência e Emergência, Cintia Steffens Watanabe; o diretor-médico da secretaria, Diego Ferreira; o coordenador-médico da pasta, Carlos Foganholli; a diretora jurídica da Saúde, Tânia Mara Porfirio; e a coordenadora em Educação Permanente de Saúde e Política de Integração Ensino-Serviço, Sandra Cardoso.

Ferraz 

Os profissionais foram recepcionados em Ferraz no anfiteatro da administração municipal pela equipe gestora da Secretaria de Saúde que promoveu uma capacitação e integração com os profissionais. A maioria é de outros estados como Rondônia e Minas Gerais. Segundo o secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves, a cidade deve receber no total de 30 médicos, mas cinco deles continuam resolvendo problemas referentes à documentação.

A expectativa é que os profissionais comecem a atuar a partir do próximo dia 18 no município. Enquanto isso, os novos médicos passarão por treinamentos e visitas às unidades básicas de saúde. Os médicos são generalistas, ou seja, poderão atuar como clínicos gerais, pediatra e ginecologistas. O reforço de médicos, de acordo com a prefeitura, possibilitará em breve que o agendamento de consultas on-line seja ampliado no início de 2024 para as pessoas com mais de 40 anos para a marcação de consultas.

Poá

A Unidade Básica de Saúde Wellington Lopes, no Jardim América, em Poá, já conta com reforço no atendimento à população. A médica Elen Marques Martins realiza consultas de clínica geral de segunda a sexta-feira, durante todo o dia. Ela integra a nova equipe que chegou em Poá no último mês por meio do Programa Mais Médicos.

Mais três médicos chegaram nos últimos dias na cidade, já passaram por treinamento e iniciaram nesta terça-feira (12) atendimento na rede pública municipal. São eles: Pablo Maycool Rocha, que atende na UBS Calmon Viana; Priscila Alves Santos, que integra a equipe da UBS Nova Poá; e Rute Gonçalves Rodrigues, que realiza consultas na UBS Jardim Emília. Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor, os novos médicos contribuirão para desafogar a demanda local e garantir mais agilidade no atendimento das demandas de baixa complexidade.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu