Suzano estaciona cadeiras de rodas para conscientizar sobre respeito a vagas especiais
Foto: Divulgação Secop

Suzano estaciona cadeiras de rodas para conscientizar sobre respeito a vagas especiais

Nas cadeiras de rodas estacionadas em vagas regulares foram afixadas mensagens com os dizeres ‘É só um cafézinho’, ‘É rapidinho’, ‘Não vou demorar’, ‘Só um minutinho’ e ‘Volto já’, frases que normalmente são usadas nessas situações de desrespeito à lei.

No último sábado (20), a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano realizou uma ação de conscientização no centro da cidade, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com as Secretarias de Saúde e Governo.

A ação visa reforçar o direito das pessoas com deficiência de terem acesso às vagas de estacionamento exclusivas que são reservadas nas vias públicas da cidade.

O ato simbólico provocou os motoristas que passavam pela rua General Francisco Glicério com a disposição de cadeiras de rodas nas demarcações regulares e frases que remetiam à reflexão sobre o tema.

O objetivo foi chamar a atenção dos munícipes para a conduta ilegal praticada por muitos motoristas ao estacionarem seus veículos em vagas exclusivas para pessoas com deficiência, sem portar a credencial que comprove tal condição, com a desculpa de estarem ocupando aquele espaço por um período curto.

Por isso, nas cadeiras de rodas estacionadas em vagas regulares foram afixadas mensagens com os dizeres ‘É só um cafézinho’, ‘É rapidinho’, ‘Não vou demorar’, ‘Só um minutinho’ e ‘Volto já’, frases que normalmente são usadas nessas situações de desrespeito à lei.

Também, foram distribuídos panfletos aos motoristas com a frase em destaque ‘Esta vaga não é sua nem por um minuto’, acompanhada embaixo do motivo da mobilização, em que constava ‘Campanha pelo respeito à sinalização para pessoas com deficiência’. Um painel luminoso foi levado para ser estacionado nas vagas regulares e reforçar a mensagem de que as vagas exclusivas não são um privilégio, mas sim um direito das pessoas com deficiência, sendo reservadas em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse e estrutura de acessibilidade.

Com Informações: Notícias de Mogi
Fechar Menu