Suzano decreta estado de emergência por causa da alta de casos da dengue
Foto: Divulgação

Suzano decreta estado de emergência por causa da alta de casos da dengue

O decreto tem como objetivo adotar medidas necessárias para a contenção e proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Suzano decretou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” por causa dos casos de dengue na cidade. Desde o primeiro dia do ano, a cidade chegou a 477 casos positivos.

O decreto 10.019 foi publicado nesta quarta-feira (14) e tem como objetivo adotar medidas necessárias para a contenção e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O objetivo também é alertar a população, já que 70% dos casos veem das próprias residências, ou seja, os focos do mosquito da dengue estão dentro de casa.

Projeto pioneiro

Para controlar efetivamente a disseminação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Suzano fechou uma parceria com a empresa de biotecnologia avançada Oxitec, por meio da Prime Soluções Ambientais, para a implantação do projeto “Aedes do Bem” em 30 pontos do município.

Trata-se de um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que tem como premissa reduzir consideravelmente na cidade a quantidade de mosquitos fêmeas que transmitem doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, utilizando mosquitos machos modificados geneticamente.

Utilizando mosquitos machos modificados, que não picam nem transmitem doenças, o projeto da gigante britânica reduz a quantidade de fêmeas responsáveis por transmitir doenças por meio do acasalamento.

Vacina

A cidade de Suzano também está contemplada no lote de vacinas que será entregue pelo Ministério da Saúde. Serão mais de 45 mil doses para o Alto Tietê, segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Desse total, para a cidade de Suzano serão entregues 8.409 doses.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu