Suzano avança e está pela 3ª vez entre as Cidades Empreendedoras do País
Foto: Wanderley Costa/Secop

Suzano avança e está pela 3ª vez entre as Cidades Empreendedoras do País

Em comparação ao anterior, o município avançou 17 posições no levantamento, com destaque para infraestrutura apontou o estudo

O município de Suzano aparece pela terceira vez consecutiva no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), avançando 17 posições ao ocupar a 59ª colocação no levantamento desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, voltada ao apoio ao empreendedorismo no País. O estudo leva em consideração o desempenho em sete áreas determinantes e visa ser um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia do município, a partir do fomento à atividade empreendedora.

O ranking, com base em 2022, leva em consideração o avanço nas seguintes áreas: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Atualmente, o melhor posicionamento de Suzano está em Infraestrutura, na 14ª posição. A mesma área foi destaque no ano anterior, no mesmo estudo, e também em 2018 e em 2019, quando a cidade esteve no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é de que o município avance ainda mais nesse quesito, diante de mais obras previstas. Entre elas estão a abertura do prolongamento da rua Sete de Setembro; o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; e a implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Além disso, também existe o intuito de construção da alça de acesso ao viaduto Leon Feffer, na avenida Jorge Bei Maluf, na altura do número 1.050. O local deve garantir maior agilidade aos motoristas que estão vindo de Mogi das Cruzes em direção a Suzano.

“Suzano está localizada em um espaço estratégico, com acesso rápido à capital, aos aeroportos, ao litoral e também ao Vale do Paraíba. Essa capacidade de acesso e conectividade abre portas para o investimento na cidade, desde que bem gerida” disse ao destacar também a conquista da avenida Governador Mario Covas Junior, a Marginal do Una, que forma uma ligação contínua e direta à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).

No levantamento, o município ainda se destaca na oportunidade de crescimento de Mercado e na facilitação do Ambiente Regulatório, ou seja, na desburocratização de processos, ocupando respectivamente a 31ª e a 34ª colocação. Nessa última área mencionada, em Suzano, são evidenciados os projetos, parcerias e programas específicos para viabilização de serviços de maneira ágil e eficiente, à exemplo do advento do Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, no Jardim Dona Benta.

Com Informações: Secop

Fechar Menu