Segurança Cidadã inaugura nova Base Operacional da GCM no Boa Vista em Suzano
Foto: Divulgação

Segurança Cidadã inaugura nova Base Operacional da GCM no Boa Vista em Suzano

Unidade será responsável pelo Parque do Mirante e poderá garantir apoio às ocorrências verificadas no Sesc e em outros bairros da região norte

A Prefeitura de Suzano também inaugurou neste sábado (18/05) a nova Base Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) do Boa Vista, localizada na avenida Katsutoshi Naito, 957, no Sesc. A unidade fica ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e será responsável pela segurança do “Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva”, o Parque do Mirante, além de garantir apoio às ocorrências verificadas nesta localidade e em outros bairros da região norte.

A chegada dessa unidade se integra ao conjunto de novos equipamentos de segurança que têm sido apresentados à população desde o final do ano passado, que começaram, em novembro, com a nova “Base Operacional GCM Jose Inacio”, no Jardim Casa Branca (estrada dos Fernandes, 2.590). Utilizada anteriormente como um posto de apoio para os agentes, agora o local ganhou um novo status, após completa reformulação, e passou a contar com efetivo próprio. Com mais equipamentos e agentes, foi proporcionado um reforço da segurança em todos os bairros do entorno, como Jardim Vitória, Jardim Caxangá e Vila Moraes.

A estrutura de segurança na cidade ainda será complementada com a inauguração da nova sede da secretaria, que ocorrerá nas próximas semanas. A futura unidade também será a base central da Guarda Civil Municipal (GCM), com todos os seus grupamentos, incluindo a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Força Patrulha, a Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo), o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), o Canil, a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Operações, a Base Móvel e a Defesa Civil.

Localizada na avenida Nadir Dias Figueiredo, no Jardim Miriam, o prédio está sendo readequado às necessidades da corporação e da pasta para que possam atender a população de maneira ágil e eficaz. O imóvel fica em um ponto estratégico, próximo à rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66), com acesso rápido às regiões central, norte e sul e a poucos minutos dos viadutos Ryu Mizuno e Leon Feffer, facilitando o deslocamento das viaturas.

As localizações estratégicas das novas unidades que estão sendo apresentadas têm o objetivo de agilizar os atendimentos recebidos por meio do canal de denúncias 153, trabalhando sempre com o suporte da Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que conta com 79 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 31 do programa Detecta do Estado de São Paulo, além dos 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches municipais.

A composição da secretaria, até então, é formada pela Base Operacional da Casa Branca; pela base central, situada na rua Alfredo Batista Pizzolato, 599, na Vila Figueira; pela base do Parque Max Feffer, na avenida Senador Roberto Simonsen, 90, no Jardim Imperador; e pela Base de Segurança Integrada (BSI) da Praça João Pessoa, no centro da cidade.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, afirmou que a pasta vem se encorpando para desenvolver um trabalho cada vez mais efetivo nas ruas. Segundo Silva, a instalação de uma base na região norte era uma demanda de muito tempo da população local. E a oportunidade de concretizar o projeto surgiu com a abertura do Parque do Mirante. A localidade vem apresentando os melhores índices e avanços na garantia da sensação de segurança. O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância dos avanços que estão sendo registrados pelo trabalho da GCM.

Com Informações: Secop

Fechar Menu