Sala de Acessibilidade começa a ser utilizada na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Suzano deu início às atividades da Sala de Acessibilidade para pessoas com deficiência visual parcial ou total na Biblioteca Municipal Professora Maria Elisa de Azevedo e Cintra, localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Na manhã desta sexta-feira (01/12), o espaço começou a ser utilizado para a leitura e pesquisa em geral.

Foto: Wanderley Costa

Antes da abertura da sala, o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, reiterou o compromisso da Prefeitura de Suzano na entrega do equipamento viabilizado a partir de um convênio entre a municipalidade e o governo estadual (por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para promover a acessibilidade na Biblioteca Municipal, por meio de aparelhos eletrônicos.

Suzano é uma das 58 cidades beneficiadas com o programa “Acessibilidade nas Bibliotecas”, que assinaram no dia 15 de agosto o convênio com o governo do Estado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O município recebeu R$ 64 mil em acessórios e mecanismos como teclados e mouses adaptados, além de equipamentos e programas de computador que realizam a leitura de textos e repassam conteúdos tanto por áudio quanto na linguagem Braile.

O convênio foi liberado por meio de um trabalho realizado pela equipe da Biblioteca Municipal junto ao governo estadual, levantando a viabilidade e alcance estimado do projeto. A expectativa da Secretaria de Cultura é que a unidade, que hoje recebe 80 mil pessoas por ano e tem acervo de livros, revistas e edições de jornais, registre um movimento ainda maior.

Para o secretário de Cultura, a inclusão de deficientes visuais no público da Biblioteca Municipal também representa um avanço nas políticas de inclusão do município.

Com Informações: Portal Prefeitura Municipal de Suzano

Deixe uma resposta

Fechar Menu