Regional de Ferraz vai ganhar 30 leitos contra o coronavírus
Foto: Reprodução

Regional de Ferraz vai ganhar 30 leitos contra o coronavírus

Informação passada pelo governo do Estado aponta que vagas estarão disponíveis até o final da próxima semana

Em reunião virtual na tarde de ontem, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) o reforço na estrutura de saúde da região para os casos de coronavírus (Covid-19). O destaque é o Hospital Regional Dr. Osiris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, que deverá ter, em dez dias, 30 leitos para pacientes de coronavírus.
Vinholi também anunciou mais leitos a Mogi das Cruzes e disse que hoje o governador João Doria (PSDB) irá anunciar novidades sobre a compra de respiradores, assim como a definição sobre o funcionamento de salões de beleza e academias. “Estou antecipando os anúncios que serão feitos pelo governador e que serão detalhados pela equipe da Saúde. Também estarei levando para estudo o que foi apresentado pelo Alto Tietê nesta reunião”, disse Vinholi.
Na rede hospitalar, o Estado atendeu o pleito do Condemat para a inclusão do Regional de Ferraz como referência da Covid-19. Dos 30 leitos prometidos para os próximos dias, dez são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de clínica médica. Ainda não foi detalhada a operacionalização desses leitos.
Vinholi também adiantou que o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi, terá mais leitos. Não foram informados, no entanto, quantidades e prazos. No caso de Mogi, o secretário estadual disse que a ampliação depende da disponibilidade de respiradores.
“A região respeita as decisões do governador e faz o possível para cumprir integralmente os decretos, mas sabemos dos impactos nas cidade e da ineficácia das ações se não tiver o apoio do Estado. O Regional de Ferraz desde o início era a grande bandeira do Condemat e acabamos de ser atendidos. Porém, há questões que permanecem e para as quais esperamos uma maior atenção do governo, pois o Alto Tietê tem o segundo maior contingente populacional (incluindo Guarulhos), depois da capital, e lidera as taxas de letalidade por coronavírus na Região Metropolitana de São Paulo”, ressaltou o presidente da entidade e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PL).
Uma das questões debatidas pelo consórcio é a ampliação de leitos do Hospital das Clínicas – Auxiliar de Suzano. Chegaram a ser anunciados cem leitos para a unidade, mas agora não há previsão para isso e todos os prefeitos reforçaram a importância da unidade para atendimento. Nos próximos dias, o Condemat deverá ter uma reunião com os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde para discutir isso.
Vinholi também prometeu reiterar o pedido à Polícia Militar para apoio aos municípios na fiscalização do isolamento social e estudar a solicitação de compensação financeira às prefeituras.
Além de Adriano Leite, participaram da reunião os prefeitos, Marcus Melo (Mogi das Cruzes-PSDB), Rodrigo Ashiuchi (Suzano-PL), José Carlos Fernandes Chacon (Ferraz -Republicanos), Fábia Porto (Santa Isabel-Republicanos), Gian Lopes (Poá-PL), Walter Tajiri (Biritiba Mirim-PTB), Vanderlon Gomes (Salesópolis-PL), e Willian Harada, representando o prefeito Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba-PSDB).
Com Informações: Portal  News
Fechar Menu