Região receberá 1,5 mil moradias do Minha Casa Minha Vida
Foto: Wanderley Costa /Secop Suzano

Região receberá 1,5 mil moradias do Minha Casa Minha Vida

Anúncio foi feito pelo ministro das Cidades Jader Barbalho Filho; cinco cidades serão contempladas com as unidades


Mogi das Cruzes, Suzano, Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos serão beneficiados com 1,5 mil unidades habitacionais do programa federal “Minha Casa Minha Vida”. A novidade foi anunciada ontem (27) pelo Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, durante visita a Suzano para entrega de 300 apartamentos do condomínio B do Residencial Suzano II, localizado no Jardim Europa. Segundo ele, a retomada do programa se deve a gestão do presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) e do pacto federativo que está sendo firmado entre os governos federal, estadual e as prefeituras.

Ainda de acordo com o ministro, Arujá receberá 150 unidades habitacionais, já em Suzano serão 400, em Ferraz mais 240, em Itaquá mais 392 e Mogi com 380. Ainda não existe um prazo para que a construção se inicie em cada cidade nem o endereço dos terrenos onde as obras serão realizadas. “Existem diversas modalidades para o programa, com o município oferecendo a área, ou a área sendo adquirida pelo parceiro que fará a construção. Os deputados também poderão colocar emendas”, pontuou.

Segundo Barbalho Filho, o programa “Minha Casa Minha Vida” foi retomado com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós ficamos quatro anos sem o programa, que desde 2009 já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil. Nós entendemos que esse não pode ser um programa de um governo, mas sim de Estado. Se a gente quer enfrentar a questão do déficit habitacional, a gente precisa manter vivo o Minha Casa Minha vida para que ele possa realizar o sonho dessas e muitas outras famílias”.

Somente no Estado de São Paulo serão mais de 20 mil novas moradias em diversos municípios que foram selecionados em diferentes regiões. A proposta é trabalhar em parceria com os prefeitos e com o Governo do Estado, retomando o pacto federativo, para que obras paradas como o do Residencial Suzano sejam concluídas e outras novas possam ser iniciadas.

“Nós vamos trabalhar junto com os prefeitos, com o governo do Estado, para que mais casas possam chegar para a população. A partir da suplementação e do apoio que nós tivemos dos deputados e senadores que nos ajudaram, nós conseguimos sair de um orçamento de R$ 10 milhões para o programa para R$ 2 bilhões, nos permitindo fazer o programa andar”, completou.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França também esteve em Suzano e falou sobre a importância do programa. “É importante nós olharmos o que foi feito nesse um ano, ao longo de 2023, porque a gente vinha de um período de muita disputa e essa disputa contamina. Agora nós conseguimos a união necessária novamente para retomar o programa e garantir casa própria para a população mais carente, que é o nosso objetivo maior”, detalhou.

Com Informações: Grupo Mogi News


Fechar Menu