Região oferece mais de 2,2 mil vagas para cursos de idiomas a alunos da rede estadual

Região oferece mais de 2,2 mil vagas para cursos de idiomas a alunos da rede estadual

Estado oferece de forma gratuita cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês

Os estudantes da rede estadual do Alto Tietê ainda podem fazer inscrição para começar a aprender outro idioma. Isto porque, a região oferece 2,2 mil vagas para os alunos da rede estadual. As aulas acontecem no Centro de Estudos de Línguas (CEL). A previsão é que as aulas comecem logo após o início do ano letivo, em 1º de fevereiro.

Em Suzano, por exemplo, o interessado pode ir até a Escola Estadual Professor Raul Brasil, localizada na Rua Otávio Miguel da Silva, 52, no Parque Suzano. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, são mais de 200 unidades em todo o território paulista com cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Mas, as ofertas de aulas/idiomas variam de acordo com a região e o nível. Para fazer a matricula, é preciso estar presente na unidade desejada. Alunos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais. Os cursos são organizados em seis semestre (ou 3 anos), com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular e abertos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). 

A única exceção é o de inglês, cuja carga é anual e para o Ensino Médio. O plano de estudo dos CELs tem foco na conversação em situações do cotidiano e mercado de trabalho. O rendimento é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Outra vantagem: além do certificado, as notas e a carga horária são incluídas no histórico escolar e podem ajudar para comprovação de proficiência.

On-line e a distância

A Secretaria da Educação do Estado também oferece cursos de línguas on-line e a distância. Inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) são as opções para alunos do Ensino Médio regular e Jovens e Adultos (EJA). Não é preciso fazer matrícula antecipada. Basta informar o número do RA – registro do aluno no endereço.

Município

Unidade

Ferraz de Vasconcelos E.E. PROFA. IGNES CORREA ALLEN
Ferraz de Vasconcelos E.E. ZÉLIA GATTAI AMADO
Mogi das Cruzes E.E.  FRANCISCO FERREIRA LOPES
Mogi das Cruzes E.E. PROF.  FIRMINO LADEIRA
Suzano E.E. PROF. RAUL BRASIL

 

 

Com Informações: Diário de Suzano

Fechar Menu