Programa Mais Médicos tem mais de 30 vagas no Alto Tietê
Foto: Shutterstock

Programa Mais Médicos tem mais de 30 vagas no Alto Tietê

34 vagas estão distribuídas em cinco cidades do Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano.

O Programa Mais Médicos (PMM), restabelecido no último mês de março pelo Governo Federal, abriu um novo edital que oferta 6.252 vagas no Brasil, e dentre elas, 34 estão distribuídas em cinco cidades do Alto Tietê, sendo elas: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano. Segundo o Governo Federal, o objetivo da iniciativa é promover melhorias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Mais Médicos foi lançado no ano de 2013 com intenção de oferecer apoio na área da saúde pública para as regiões mais carentes do país.

Na etapa atual, as prefeituras indicam quantas vagas pretendem preencher do total autorizado pelo edital. De acordo com o governo federal, haverá um novo chamamento para inscrição dos médicos, com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

Ferraz é o município que conta com o maior número de vagas, sendo 13 no total. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais irão compor as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município, fortalecendo os trabalhos e ampliando a oferta dos atendimentos.

Já Itaquá tem 12 vagas, e a prefeitura informou que, por meio da Secretaria de Saúde, acompanha a retomada do programa Mais Médicos, considerando que a iniciativa traz resolutividade e eficiência às estratégias de saúde da família, principalmente em regiões mais distantes e consideradas periféricas da cidade. Ainda não há previsão de início dos trabalhos destes profissionais, segundo a administração municipal. O trabalho terá início com o cadastramento para as vagas.

Em Suzano, o edital prevê cinco vagas. De acordo com a Secretaria de Saúde, os cinco médicos solicitados são generalistas e irão atuar na atenção primária da rede básica. Atualmente, a cidade já conta com 12 profissionais do programa federal. Para a pasta, o incremento será fundamental para garantir a manutenção da qualidade do atendimento prestado à população.

Por enquanto, de acordo com a pasta, não há previsão para a vinda desses médicos, o que dependerá da decisão do Ministério da Saúde. Porém, assim que iniciada a chegada, os profissionais devem ser direcionados para postos de saúde de bairros que ainda serão definidos, principalmente das regiões norte e sul do município.

A Prefeitura de Arujá também avaliou com otimismo a chegada dos profissionais, que deve proporcionar a ampliação do corpo médico no município, em especial, o quadro inerente aos médicos do programa da Estratégia da Família. “O programa Mais Médicos possibilita o fortalecimento do programa da Estratégia da Família, proporcionando, essa forma, o aprimoramento do projeto”, afirmou a gestão em nota. A cidade também aguarda um cronograma do ministério para o início dos profissionais, mas estima que seja entre dois a três meses.

Estado

De acordo com o edital do Diário Oficial da União, o Estado de São Paulo foi o que recebeu o maior número de vagas, 1.043 no total, distribuídas entre 226 municípios, sendo dois deles de alta vulnerabilidade, 43 de média vulnerabilidade, 120 de baixa vulnerabilidade e 61 muito baixa vulnerabilidade.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu